Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Violenta tempestade atingiu sul de França, perto de Nimes

Uma violenta tempestade com chuvas recorde atingiu na terça-feira o sul de França, perto de Nimes, causando danos significativos, disseram hoje as autoridades.

Violenta tempestade atingiu sul de França, perto de Nimes
Notícias ao Minuto

11:50 - 15/09/21 por Lusa

Mundo França

Centenas de pessoas foram resgatadas ou transferidas, quando uma cheia repentina transformou estradas e campos em rios e lagos.

Não foram registadas vítimas, mas as autoridades locais disseram que as chuvas torrenciais causaram danos significativos nas casas e infraestrutura das cidades e localidades entre Nimes e Montpellier.

Cerca de 800 bombeiros foram mobilizados para resgatar pessoas, incluindo através de helicóptero.

Uma pessoa desaparecida foi encontrada hoje sã e salva.

Um homem de 65 anos, que "se supunha ter caído no Rhony", um afluente do Vistre, "encontrou refúgio na altura da subida das águas", precisou a prefeitura do Gard (sul).

"Interrompemos as operações de busca após as informações da polícia de que a pessoa tinha sido encontrada", confirmaram os bombeiros à agência France-Presse.

As escolas estão hoje fechadas em toda a região e o trabalho de limpeza começou em algumas cidades.

Algumas estradas secundárias ainda estão fechadas à circulação, mas o tráfego foi retomado na autoestrada A9, onde cerca de trinta pessoas tiveram que ser retiradas de helicóptero entre Nîmes e Montpellier.

Os departamentos de Gard, Hérault, Ardèche, Drôme e Isère estão em alerta para o risco de "tempestade e inundações".

As inundações surgem depois de outros fenómenos climáticos extremos como os incêndios devastadores perto da Riviera francesa e ao redor do Mediterrâneo, cheias recorde na Alemanha e na Bélgica e secas ou vagas de calor noutros locais.

Os cientistas consideram que tais eventos acontecem com maior frequência devido ao aquecimento global causado pelo homem.

Leia Também: França admite sair do Mali se seguranças privados russos fizerem acordo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório