Meteorologia

  • 26 SETEMBRO 2021
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 24º

Edição

Luta pela democracia não morreu com Sampaio, diz líder socialista no PE

A líder do grupo dos Socialistas e Democratas (S&D) no Parlamento Europeu (PE), Iratxe García Pérez, disse hoje em Estrasburgo que a luta do "grande europeu" Jorge Sampaio pela defesa da democracia não morreu com ele.

Luta pela democracia não morreu com Sampaio, diz líder socialista no PE

No debate que se seguiu ao discurso sobre o estado da União Europeia, da presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, a líder dos S&D encerrou a sua intervenção citando o ex-Presidente da República, que morreu em 10 de setembro.

"Dizia Jorge Sampaio, um grande europeu, um grande socialista, que não sabia como seria o mundo dentro de alguns anos, que só esperava olhar para trás e ver que conseguimos preservar os valores da democracia, os direitos fundamentais, a liberdade e a tolerância. Ele já não está connosco, mas a sua luta por estes valores é também a nossa, pela Europa de hoje e para as gerações futuras".

O grupo S&D integra a delegação dos eurodeputados do PS.

O antigo Presidente da República Jorge Sampaio morreu na sexta-feira aos 81 anos, no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, Oeiras, onde estava internado desde 27 de agosto, na sequência de dificuldades respiratórias.

A presidente da Comissão Europeia proferiu hoje o seu segundo discurso sobre o estado da União, em que apresentou as prioridades para 2022, em áreas como a saúde, ambiente, economia e política externa, entre outras.

Leia Também: Líderes partidários em Lisboa para sessão evocativa de Jorge Sampaio

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório