Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Primeiro-ministro japonês cessante participará em cimeira do 'Quad'

O primeiro-ministro japonês cessante, Yoshihide Suga, deverá viajar para Washington na próxima semana, para se juntar a três outros líderes numa cimeira presencial do grupo intitulado 'Quad'.

Primeiro-ministro japonês cessante participará em cimeira do 'Quad'
Notícias ao Minuto

15:26 - 14/09/21 por Lusa

Mundo Yoshihide Suga

As quatro nações do 'Quad' - Estados Unidos, Japão, Austrália e Índia - estão a promover a sua visão "livre e aberta do Indo-Pacífico" para formar uma estrutura económica e de segurança baseada em valores democráticos, como contraponto à abordagem autoritária da China.

O chefe de gabinete do primeiro-ministro japonês, Katsunobu Kato, disse hoje aos jornalistas que Suga foi convidado pelo Presidente dos EUA, Joe Biden, para participar na cimeira, em 24 de setembro.

A viagem, dias antes do fim do seu mandato, será a segunda de Suga a Washington como primeiro-ministro após uma reunião dos dois líderes em Abril.

A rara viagem ao estrangeiro de um líder japonês - que está prestes a deixar o cargo - ocorre no momento em que senadores seniores do partido do Governo de Suga estão ocupados a preparar uma eleição para a nova liderança.

Suga anunciou a sua intenção de não concorrer às eleições para a liderança do Partido Liberal Democrata, no próximo dia 29, abrindo caminho para um novo líder, que também se tornará o próximo primeiro-ministro do Japão.

Kato disse que o Japão está a organizar a viagem de Suga devido à importância do encontro do grupo do 'Quad'.

O ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Toshimitsu Motegi, disse que o seu país está empenhado em estreitas as relações com os Estados Unidos e em alcançar os objetivos para garantir uma zona do Indo-Pacífico "livre e aberta", seja quem for o próximo primeiro-ministro.

Três candidatos anunciaram a sua entrada na corrida para a liderança do Partido Liberal Democrata, com Taro Kono - o ministro responsável pelo processo de vacinação contra a covid-19 - a ser visto como favorito.

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Fumio Kishida, que mudou de uma postura moderada para o espetro direito, e o ex-ministro do Interior Sanae Takaichi, que compartilha a postura conservadora do ex-líder Shinzo Abe, também disputam o cargo.

Leia Também: Presidente dos EUA recebe primeiros-ministros da Índia, Japão e Austrália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório