Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Iraque: UE vai enviar missão de observação às eleições de 10 de outubro

A União Europeia (UE) anunciou hoje que vai enviar uma missão de observação às eleições legislativas de 10 de outubro no Iraque, a convite da Alta Comissão Eleitoral Independente iraquiana.

Iraque: UE vai enviar missão de observação às eleições de 10 de outubro
Notícias ao Minuto

17:59 - 13/09/21 por Lusa

Mundo Iraque

Num comunicado, o Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE) lembrou que o alto representante da UE para a Política Externa, Josep Borrell, que visitou o Iraque na semana passada, nomeou a eurodeputada ecologista alemã Viola Von Cramon-Taubadel para liderar a missão.

Segundo o SEAE, o objetivo da missão é elaborar um relatório público com recomendações, com base numa avaliação objetiva da campanha e da votação, para ajudar a melhorar os atos eleitorais no Iraque.

Na visita ao Iraque, Borrell reuniu-se com as autoridades locais, com quem analisou "a importâncias das eleições" de outubro.

"Queremos apoiar o reforço da democracia iraquiana através de eleições inclusivas e participativas conduzidas pelos iraquianos", sublinhou Borrell, que garantiu a "solidariedade e apoio" da UE.

O "núcleo duro" da missão integra 12 especialistas eleitorais que já se encontram em Bagdade e em Arbil (capital do Curdistão iraquiano) desde 28 de agosto, a que se juntarão, em meados deste mês, outros 20 observadores, que serão enviados para outras partes do país.

No dia da votação, a missão será reforçada com observadores oriundos das missões diplomáticas de Estados-membros acreditadas em Bagdade, acrescentou o SEAE.

A missão permanecerá no Iraque até ao fim do processo eleitoral, incluindo a contagem dos votos e ao período permitido para analisar eventuais reclamações.

Em conformidade com a metodologia de observação eleitoral da UE, a missão emitirá uma declaração preliminar e dará uma conferência de imprensa em Bagdade após as eleições. 

Por seu turno, o relatório final, que incluirá recomendações para futuras eleições, será apresentado e partilhado com os interessados após a conclusão de todo o processo eleitoral.

Leia Também: Ataque de drones armados atingiu aeroporto de Erbil, dizem forças curdas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório