Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Grupo armado invade prisão na Nigéria e liberta dezenas de prisioneiros

Um grupo de homens armados invadiu, no domingo, uma prisão no estado de Kogi, na Nigéria, e libertou dezenas de reclusos, disse hoje um porta-voz da administração prisional.

Grupo armado invade prisão na Nigéria e liberta dezenas de prisioneiros
Notícias ao Minuto

14:04 - 13/09/21 por Lusa

Mundo Nigéria

"O centro de detenção de média segurança Kabba, no estado de Kogi, foi atacado por pistoleiros, que ainda não foram identificados, e 240 reclusos foram libertados à força", afirmou Francis Enobore, porta-voz do Serviço Prisional Nigeriano, numa declaração, acrescentando que o incidente ocorreu no domingo já tarde.

A identidade dos assaltantes permanece desconhecida. O centro e o noroeste da Nigéria são, há vários anos, alvo de ataques por bandos criminosos, que espalham o terror nestas regiões.

Um grande número de agressores "envolveram-se numa violenta troca de tiros com guardas armados" da prisão, acrescentou a mesma fonte.

Os atacantes invadiram então o estabelecimento prisional, onde estavam detidas 294 pessoas, 224 das quais aguardavam julgamento.

Hoje estão em curso buscas para encontrar os prisioneiros fugitivos, adiantou Enobore.

As fugas de prisioneiros em grande escala não são invulgares na Nigéria. Em 05 de abril, num outro ataque, grupos armados tomaram a sede da polícia, em Owerri (sudeste da Nigéria, capital do estado de Imo) e libertaram mais de 1.800 prisioneiros.

As forças de segurança nigerianas estão frequentemente sobrecarregadas, enfrentando uma insurreição 'jihadista' de 12 anos, no nordeste do país, e conflitos separatistas, no sudeste.

Leia Também: Quase 6.000 alegados membros de grupo terrorista renderam-se na Nigéria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório