Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Nuclear. AIEA diz que acordo com Irão "dá tempo à diplomacia"

O acordo hoje concluído entre o Irão e a AIEA sobre a vigilância do seu programa nuclear permite "dar tempo à diplomacia", considerou o diretor-geral da organização, numa referência às conversações de Viena para garantir o acordo internacional de 2015.

Nuclear. AIEA diz que acordo com Irão "dá tempo à diplomacia"
Notícias ao Minuto

21:04 - 12/09/21 por Lusa

Mundo Nuclear

"Dentro de alguns dias", os inspetores da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) vão poder aceder ao equipamento de vigilância em diversas centrais iranianas e assegurar que funcionam corretamente após vários meses de indefinição", considerou o chefe desta organização autónoma da ONU Rafael Grossi, no regresso de uma viagem relâmpago a Teerão.

A AIEA, cujo acesso aos locais está fortemente restringido desde fevereiro, não deverá garantir um acesso imediato aos dados das câmaras de vigilância.

Mas "poderemos conservar todas as informações necessárias para manter uma continuidade" na vigilância até à conclusão das conversações de Viena", sublinhou Grossi. "Não haverá interrupção".

No entanto, sublinhou não se tratar "de uma solução permanente", antes de uma "medida para dar tempo à diplomacia".

O diretor da AIEA vai fornecer "estes novos elementos" ao conselho de governadores, que se reúne a partir de segunda-feira, na capital austríaca.

"Penso que vão influir" nas discussões em curso, e quando se admitia a aprovação de uma resolução para sancionar o Irão.

Previamente, e através de um comunicado divulgado em Viena, a AIEA tinha indicado que os seus inspetores têm "autorização em intervir para manter o equipamento e substituir os discos rígidos".

Por seu lado, em Teerão, o chefe do programa nuclear civil do Irão, Mohamed Eslami, garantiu que os iranianos vão permitir que os inspetores da ONU instalem novos cartões de memória em câmaras de vigilância nos seus locais atómicos sensíveis, para que possam continuar a filmar.

Eslami comentava os resultados da reunião realizada hoje com Rafael Grossi, em Teerão.

Desde o final de fevereiro que o Irão impedia os inspetores da AIEA de acederem às imagens de vigilância numa altura em que estava em dúvida a continuidade do acordo nuclear entre Teerão e as potências mundiais.

O anúncio do acordo permite ao Irão ganhar tempo antes da reunião do conselho da AIEA, na próxima semana, num contexto em que as potências ocidentais têm criticado as autoridades iranianas pela falta de cooperação com os inspetores internacionais.

Na semana passada, no seu relatório trimestral, a AIEA indicou aos Estados membros que as atividades de verificação e monitorização foram "seriamente prejudicadas" desde fevereiro pela recusa do Irão em permitir que os inspetores acedessem aos equipamentos.

A AIEA disse que alguns desses equipamentos de monitorização e vigilância não podem ficar mais de três meses sem manutenção.

Já este mês, o Irão permitiu o acesso a quatro câmaras de vigilância instaladas num local não identificado, salientando, porém, que uma delas foi destruída e uma segunda foi gravemente danificada, lembrou a AIEA.

Em Israel, o primeiro-ministro israelita, Nafatli Bennett, exortou as potências mundiais a não "caírem na armadilha do engano iraniano que levará a concessões adicionais" sobre o impasse.

O acordo de 2015 designado Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, assinado entre Teerão e os EUA, Reino Unido, França, China, Rússia e ainda Alemanha) garantia ao Irão uma suavização das sanções ocidentais e da ONU em troca de um controlo estrito do seu programa nuclear, sob supervisão da ONU.

Em represália pela retirada dos Estados Unidos, em 2018, e pela nova imposição de severas sanções pela administração do então Presidente Donald Trump, o Irão abandonou a maioria dos seus compromissos.

Após a sua eleição, o Presidente dos EUA, Joe Biden, que sucedeu a Donald Trump, afirmou pretender o regresso de Washington ao acordo, enquanto prosseguem novas negociações para tentar retomar esta iniciativa.

Leia Também: Nuclear: AIEA e Irão chegam a acordo sobre equipamentos de vigilância

Recomendados para si

;
Campo obrigatório