Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Exército israelita diz que intercetou 'rocket' lançado de Gaza

Militantes palestinianos lançaram esta noite um foguete contra Israel a partir da Faixa de Gaza, anunciou o exército israelita, acrescentando que o 'rocket' foi intercetado.

Exército israelita diz que intercetou 'rocket' lançado de Gaza
Notícias ao Minuto

20:10 - 12/09/21 por Lusa

Mundo Israel

O lançamento ocorreu num momento de grande tensão, após a fuga de seis palestinianos de uma prisão israelita na semana passada e perante as hostilidades persistentes do conflito de maio passado.

Este fim de semana, Israel tinha capturado quatro dos seis prisioneiros fugitivos e intensificou a busca pelos dois fugitivos restantes.

Em resposta, militantes de Gaza dispararam 'rockets' contra Israel, por três noites consecutivas, a que Israel tem respondido com ataques aéreos contra alvos ligados ao grupo Hamas, que governa em Gaza.

As tensões entre as partes têm sido agravadas por dificuldades em chegar a um cessar-fogo de longo prazo entre Israel e o Hamas, após a guerra de maio.

O Egito continua a tentar intermediar um acordo, mas o Hamas exigiu que Israel suspendesse o bloqueio económico a Gaza, enquanto Israel deseja que o Hamas liberte dois civis israelitas e devolva os restos mortais de dois soldados israelitas mortos em combate.

Israel e o Hamas também não conseguiram chegar a um acordo sobre um sistema que permita ao Qatar entregar pagamentos ajuda financeira a famílias em dificuldade em Gaza, com os israelitas a manifestar receio de que o Hamas desvie os fundos para uso militar.

Leia Também: Israel faz mais detenções de familiares dos palestinianos fugitivos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório