Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Vedação regressa ao Capitólio para protesto da extrema-direita

A vedação tinha sido retirada em julho, seis meses depois da invasão do Capitólio. A manifestação de dia 18 deste mês é de apoio aos cerca de 600 acusados do ataque ao Capitólio.

Vedação regressa ao Capitólio para protesto da extrema-direita
Notícias ao Minuto

23:53 - 09/09/21 por Fábio Nunes

Mundo Invasão do Capitólio

A polícia norte-americana vai voltar a instalar uma vedação em redor do Capitólio, em Washington D.C., avança a Reuters. A decisão das autoridades antecipa uma manifestação da extrema-direita de apoio aos cerca de 600 acusados do ataque ao Capitólio em janeiro, e que vai decorrer no próximo dia 18.

A vedação foi originalmente erigida em torno do Capitólio após o ataque perpetrado por milhares de apoiantes de Donald Trump, que tentaram impedir a certificação dos votos do colégio eleitoral que deram a vitória nas eleições a Joe Biden. A vedação só foi retirada seis meses depois, em julho.

Agora, apenas dois meses depois, vai voltar a ser erigida face à manifestação de dia 18, intitulada ‘Justice for J6’, que está a ser encarada com preocupação pelas forças de segurança norte-americanas.

Uma das fontes citadas pela Reuters, um assessor do Congresso, indica que foi recolhida informação que aponta que vários grupos da extrema-direita estão a planear participar neste protesto e que podem ter como “alvos agentes da polícia”. O assessor revelou que os Proud Boys e os Oath Keepers estão entre os grupos de extrema-direita que podem marcar presença na manifestação.

A autorização para a manifestação de dia 18 especifica um máximo de 500 participantes no protesto, mas são esperados mais.

Esta quarta-feira, a polícia do Capitólio informou num comunicado que está a ser planeada uma “postura de segurança robusta”, que vai incluir um presença policial reforçada. Para já não se sabe se a Guarda Nacional será destacada para essa manifestação.

O protesto vai decorrer durante um período de suspensão de atividades no Congresso dos Estados Unidos, o que significa que a maioria dos congressistas não vai estar no Capitólio.

Leia Também: FBI divulgou novo vídeo de suspeito de colocar bombas junto ao Capitólio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório