Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

China doa 26 milhões ao Afeganistão em cereais e vacinas contra a Covid

A China anunciou que vai doar a Cabul o equivalente a 26 milhões de euros, em cereais e vacinas contra a covid-19, e alertou para o perigo de grupos terroristas que possam escapar do Afeganistão para países vizinhos.

China doa 26 milhões ao Afeganistão em cereais e vacinas contra a Covid
Notícias ao Minuto

09:04 - 09/09/21 por Lusa

Mundo China

O ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, reuniu na quarta-feira com os seus homólogos de todos os países vizinhos do Afeganistão, num encontro presidido pelo chefe da diplomacia do Paquistão, Shah Mehmood Qureshi, informou hoje a agência noticiosa oficial Xinhua.

Também participaram da reunião os ministros dos Negócios Estrangeiros do Irão, Tajiquistão, Uzbequistão e Turcomenistão, todos países que, junto com a China e o Paquistão, fazem fronteira com o Afeganistão.

Wang afirmou que "algumas forças terroristas internacionais com base no Afeganistão planeiam infiltrar-se em países vizinhos".

"Pedimos aos Talibã que rompam completamente as suas relações com todas as forças extremistas. Todas as partes devem aumentar os esforços para compartilhar inteligência e controlar as fronteiras e prender imediatamente grupos terroristas que chegam do Afeganistão, de forma a garantir a estabilidade regional", disse.

O ministro chinês também mencionou os desafios que o país da Ásia Central enfrenta e garantiu que os "países vizinhos, mais do que ninguém, querem ajudar o Afeganistão a sair do caos" e devem encorajar os Talibã a "cooperar com todos os grupos étnicos e construir uma estrutura política inclusiva".

"Respeitando a integridade territorial e a soberania do Afeganistão", os países vizinhos devem "exercer uma influência positiva" sobre o país, defendeu Wang Yi.

O chefe da diplomacia chinesa observou que os "Estados Unidos e os seus aliados são quem mais deve fornecer assistência humanitária ao Afeganistão".

"Os EUA e os seus aliados têm a responsabilidade principal pelo problema dos refugiados afegãos. Eles devem fornecer a compensação necessária às nações que desejam receber refugiados", disse.

Wang expressou a sua satisfação com as recentes declarações dos Talibã, que prometeram formar um governo, lutar contra o terrorismo e manter relações amigáveis com todos os vizinhos, mas alertou que a "chave é transformar essas palavras em ações concretas".

A representação chinesa no encontro propôs aos vizinhos do Afeganistão várias áreas nas quais eles poderiam cooperar: combate à pandemia, gestão de refugiados, assistência humanitária e cooperação antiterrorismo e anti tráfico de droga.

Wang disse que a China trabalhará com os países da região para ajudar o Afeganistão a reconstruir a sua economia e sociedade, além de combater grupos terroristas e o comércio ilegal de drogas.

Os ministros concordaram em institucionalizar as suas futuras reuniões para continuar a cooperação nestes assuntos, de acordo com o ministro chinês.

No final de julho passado, Wang Yi recebeu uma delegação dos Talibã na cidade de Tianjin, no nordeste da China.

Segundo o comunicado divulgado então pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Wang disse que os Talibã são uma "força militar e política crucial" no Afeganistão e expressou esperança de que terão um "papel significativo no processo de paz".

Leia Também: Conselho de Estado pede respeito por direitos humanos e solidariedade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório