Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

OMS diz que curva de novas infeções no mundo "atingiu fase planalto"

Contudo, refere que com os meios já existentes para combater a pandemia, não deveria continuar a haver tantas novas infeções.

OMS diz que curva de novas infeções no mundo "atingiu fase planalto"
Notícias ao Minuto

14:46 - 08/09/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou, esta terça-feira, que o número de novos contágios da Covid-19 está a passar uma fase de planalto, ou seja, de estabilização.

Segundo a epidemiologista chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS), Maria van Kerkhove, o mundo entrou agora numa fase de planalto no que diz respeito às curvas de infeção pelo novo coronavírus, embora a situação continue a ser "bastante preocupante".

"Os casos chegaram ao planalto, mas este planalto mostra um nível de intensidade bastante elevado, com entre 4,4 e 4,5 milhões de casos registados todas as semanas, o que está obviamente abaixo dos níveis reais", explicou Van Kerkhove numa conferência de imprensa transmitida nas redes sociais e noticiada pela agência noticiosa Sputnik.

"Mas a situação é desigual em diferentes regiões", alertou, referindo que enquanto na América do Sul os casos caíram nas últimas semanas, em algumas regiões da Europa e da África cresceram.

Neste momento, de acordo com Van Kerkhove, há entre 67 mil a 68  mil casos letais por semana, com o maior crescimento a registar-se na América do Sul e do Norte. "Não deveríamos ter estes números de casos, sobretudo porque já temos os instrumentos que o podem impedir", defendeu.

Na Europa, tem havido um declínio de casos de Covid-19, mas o número de mortes está a aumentar, enquanto na Ásia, a morbilidade e a mortalidade de Covid-19 está a diminuir, fez saber.

Leia Também: AO MINUTO: O "tributo" aos agricultores; Vacinação transferida para Seia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório