Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Internamentos em queda; Vacinação transferida para Seia

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Internamentos em queda; Vacinação transferida para Seia

O relatório de vacinação, divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), dá conta de que Portugal atingiu a marca dos 78% de população totalmente vacinada, o que equivale a 7.941.747 pessoas. Há ainda 85% com pelo menos uma dose, correspondendo a 8.759.684 habitantes.

Já 81% dos jovens entre os 12 e 17 anos têm uma dose da vacina, o correspondente a mais de 500 mil jovens - e 25% dos quais completou a vacinação (mais de 156 mil).

As inoculações na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Gouveia foram suspensas para averiguação do cumprimento das normas e procedimentos em vigor, anunciou a Task Force. A decisão "decorre de uma alegada falha na cadeia de frio".

Quase oito mil enfermeiros foram infetados com o vírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia de Covid-19 em Portugal, o que representa cerca de 10% dos profissionais inscritos na Ordem.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h30 - Boa tarde! Este registo termina por aqui, mas pode continuar a seguir todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus neste link. Já sabe: mantenha-se seguro!

15h16 - Portugal com mais 10 mortos e 1.778 novos casos de Covid-19. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 1.778 novos contágios de Covid-19 e 10 óbitos relacionados com a doença, revelou esta quarta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS). Com esta atualização, o país passa a contabilizar, desde o início da pandemia, 1.050.719 infetados e 17.826 mortos. Os internamentos (mantêm-se) em queda, sendo que, de momento, há 621 pessoas em unidades hospitalares - menos 29 em relação a ontem.

14h46 - OMS diz que curva de novas infeções no mundo "atingiu fase de planalto". A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou, esta terça-feira, que o número de novos contágios da Covid-19 está a passar uma fase de planalto, ou seja, de estabilização. Segundo a epidemiologista chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS), Maria van Kerkhove, o mundo entrou agora numa fase de planalto no que diz respeito às curvas de infeção pelo novo coronavírus, embora a situação continue a ser "bastante preocupante".

14h32 - São "contraditórias" recomendações da DGS sobre máscaras na rua. O presidente do CDS-PP considerou hoje que as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) para usar máscaras em aglomerados populacionais, eventos em espaços exteriores e recreios das escolas, são medidas "contraditórias" e que asfixiam a liberdade.

14h17 - Vacinação suspensa em Gouveia vai ser transferida para Seia. A vacinação contra a Covid-19 que foi na terça-feira suspensa em Gouveia na sequência de uma possível falha na cadeia de frio vai ser transferida para Seia, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.

14h01 - "País tem dívida de gratidão para com os agricultores". A frase é do primeiro-ministro, António Costa, que hoje destacou o papel do setor no decurso da pandemia para que Portugal tivesse sempre uma cadeia de abastecimento.

"Acho que o país tem uma dívida de gratidão para com os seus agricultores e é uma palavra de estímulo e de carinho que devemos dar"

13h29 - Pandemia já matou pelo menos 4.583.765 pessoas no mundo. A pandemia de Covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.583.765 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.

13h14 - Açores com dez novos casos e 12 recuperações. Segundo o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional dos Açores, dos 10 novos casos de infeção detetados nas últimas 24 horas na sequência de "706 análises realizadas em laboratórios de referência" da região, seis foram registados na ilha do Pico e quatro na ilha de São Miguel.

12h45 - Transporte de mercadorias recupera para níveis superiores a 2019. O transporte de mercadorias por via rodoviária, marítima e ferroviária aumentou no segundo trimestre para níveis superiores a 2019, mas o movimento de passageiros nos aeroportos, comboio e metropolitano recuou 76,0%, 34,6% e 53,3%, segundo o INE.

12h07 - "Testar é fundamental". Um lembrete do Serviço Nacional de Saúde: "O teste não evita a doença Covid-19, mas protege todos. Testar é fundamental para controlar a pandemia. Proteja-se a si e aos outros".

11h28 - África regista mais 696 mortes e 19.663 novos casos nas últimas 24 horas. África registou mais 696 mortes associadas covid-19 nas últimas 24 horas, o que eleva para 200.741 o total de óbitos causados pela pandemia neste continente, e mais 19.663 novos casos de infeção, segundo dados oficiais.

10h42 - Surto em festas em Santa Cruz aumenta para 52 infetados. O surto de Covid-19 associado à participação em festas de diversão noturna na praia de Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, aumentou para 52 infetados, segundo o boletim epidemiológico hoje divulgado, e não está circunscrito.

10h29 - DGS recomenda uso de máscara em eventos no exterior e no recreio das escolas. A Direção-Geral da Saúde recomenda o uso de máscara em aglomerados populacionais, eventos em espaços exteriores e no recreio nas escolas, disse hoje Graça Freitas no Parlamento.

"A transmissão indireta do vírus é por acumulação de aerossóis e obviamente essa via é muito menos eficaz no exterior do que no interior. De qualquer maneira a recomendação vai no sentido de que em aglomerados e em contextos especiais" a máscara deve ser utilizada, avançou.

09h51 - Bulgária com menor taxa de vacinação na UE. A Bulgária é o país da União Europeia com uma menor percentagem de vacinação contra a Covid-19, sendo que apenas 20% da população está inoculada, revela a Associated Press.

08h43 - Aeroporto de Málaga vive caos após sistema de controlo Covid-19 ir abaixo. O aeroporto de Málaga, em Espanha, viveu momentos de muita confusão, este domingo, quando dez aviões internacionais aterraram no espaço de duas horas. O excesso repentino de pessoas na área de controlo de Covid-19 fez com que o sistema fosse abaixo.

08h19 - Mais de 50 mil imigrantes foram vacinados contra a Covid-19 em Portugal. Após a Task Force ter anunciado esta segunda-feira a abertura da modalidade Casa Aberta para todos os imigrantes, independentemente de estarem ou não legalizados, Portugal atingiu o marco de mais de 50 mil imigrantes vacinados contra a Covid-19. 

08h07 - Alemanha reporta mais 13.565 casos e 35 mortes em 24 horas. A Alemanha soma, esta quarta-feira, mais 13.565 casos de Covid-19 e 35 mortes. No total, o país germânico já registou 4.030.681 infetados e 92.448 mortes, desde o início da pandemia.

08h02 - Morreu o ex-piloto espanhol que rejeitou a vacina contra a Covid-19. Morreu o piloto espanhol Jorge Lis, de 46 anos, negacionista da pandemia, e que se negou a ser vacinado contra a doença. O homem, que não acreditava na gravidade do novo coronavírus, foi infetado e acabou por ser internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital La Fe, em Valência, onde esteve em coma e entubado.

Notícias ao Minuto Jorge Lis tinha 46 anos© Facebook

07h42 - Sintomas associados à toma da dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Quais são? Saiba tudo aqui.

07h23 - Índia enfrenta novo vírus mais mortal do que o SARS-CoV-2. Um rapaz de 12 anos morreu, na Índia, vítima de Nipah, um vírus raro que é ainda mais mortal do que a Covid-19, escreve o NY Post. A vítima morreu num hospital de Kerala, no sul do país, e as autoridades temem que se possa iniciar uma nova pandemia global, numa altura em que ainda se combate a Covid-19.

07h19 - Siza Vieira aponta para crescimento económico de 5% até ao fim do ano. O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que Portugal pode registar um crescimento económico de 5% até final do ano, depois dos bons resultados do terceiro trimestre.

07h16 - Peritos da DGS vão ser ouvidos no Parlamento sobre o fim do uso de máscaras.  O Grupo de Epidemiologia da Direção-Geral da Saúde (DGS) vai ser ouvido na quarta-feira no Parlamento sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, na sequência de um requerimento do PSD.

07h10 - Recorde. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais seis mortes e 1.231 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados constam no mais recente boletim epidemiológico, revelado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, desde o início da pandemia, o nosso país contabilizou 17.816 óbitos e 1.048.941 contágios.

07h06 - Covid com "impacto devastador" na luta contra SIDA, tuberculose e malária. A Covid-19 teve um "impacto devastador" na luta contra a SIDA, a malária e a tuberculose, que sofreu um retrocesso sem precedentes, salientou o Fundo Global, no relatório anual divulgado na quarta-feira.

07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo para que acompanhe todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Para recordar as notícias da tarde de ontem, clique aqui

Leia Também: AO MINUTO: Vacinação suspensa em Gouveia. Peritos da DGS ouvidos na AR

Recomendados para si

;
Campo obrigatório