Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Big Ben volta às cores originais depois de vários anos em obras

Desde 1930 que os detalhes do mostrador do relógio eram pretos para esconder a sujidade da poluição.

Big Ben volta às cores originais depois de vários anos em obras
Notícias ao Minuto

18:43 - 07/09/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Londres

A restauração do mostrador do relógio mais famoso do mundo, o Big Ben, terminou, esta segunda-feira, para felicidade dos londrinos e turistas.

À medida que os andaimes foram removidos do monumento, que tem 96 metros de altura, foi possível ver que o mostrador do relógio ganhou uma nova cor. O tradicional preto, presente nos ponteiros e números romanos, foi substituído por um azul forte que, de acordo com os meios locais, era na verdade a sua cor original.

Desde 1930 que os ponteiros do relógio eram pintados de preto para esconder a sujidade da poluição, mas quando o monumento foi feito estes pormenores eram ‘azul da Prússia’. Outros detalhes importantes do design original também foram recuperados, como a fileira de seis escudos acima de cada mostrador que exibe a cruz vermelha de São Jorge num fundo branco.

O Big Ben está em obras desde 2017, algo que impede os sinos de tocar, para desilusão dos muitos turistas que visitam a capital do Reino Unido.

O custo das obras, que era de cerca de 33 milhões de euros, disparou nos últimos anos para o colossal valor de 93 milhões de euros.

Apesar de a maioria da obra estar pronta, esta só vai ser dada como concluída em 2022, um ano depois do esperado, devido a atrasos causados pela pandemia.

Leia Também: Para quando o regresso da rainha Isabel II a Londres?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório