Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Cortina divide alunos por sexo em universidade no Afeganistão

Imagens foram captadas numa universidade de Cabul.

Notícias ao Minuto

08:35 - 07/09/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Talibãs

Numa altura em que são retomadas as aulas no Afeganistão, agora sob o domínio dos talibãs, surgem imagens que mostram alunos e alunas divididos por sexo e com uma cortina a separá-los na sala de aula.

As imagens foram registadas pela Reuters numa universidade de Cabul e mostram homens e mulheres sentados em lados opostos de uma mesma sala, com cortinas de tecido cinzento penduradas como uma divisória no meio da sala.

As imagens surgem depois de ser avançado que, segundo uma norma talibã, as mulheres inscritas nestes estabelecimentos de ensino seriam impedidas de frequentar aulas mistas, obrigadas a usar abaya - o vestido negro tradicional em alguns países islâmicos - , e a cobrir o rosto com um véu.

Os direitos das mulheres é uma das questões que mais preocupa a comunidade internacional e a população afegã desde que o regime talibã assumiu o poder a 15 de agosto último, pois todos têm presente a brutalidade imposta pelo movimento islâmico quando esteve no poder, apesar dos esforços que o movimento tem manifestado agora para se mostrar mais moderado.

No que respeita ao ensino não misto, segundo declarações à Agência France Presse (AFP) de um professor universitário que pediu o anonimato, "será complicado do ponto de vista prático", uma vez que "não existem professores ou salas de aula suficientes raparigas de rapazes".

Leia Também: Talibãs reivindicam controlo total do Afeganistão com tomada de Panjshir

Recomendados para si

;
Campo obrigatório