Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

AO MINUTO: Mais de 3 mil recuperados; Internamentos em queda

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais de 3 mil recuperados; Internamentos em queda
Notícias ao Minuto

08:04 - 07/09/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

A taxa de incidência de novos casos em Portugal mantém uma trajetória descendente, acompanhada pelo índice de transmissibilidade (Rt). As boas notícias fazem prever um novo alívio das medidas, com o fim do uso obrigatória da máscara já agendado para a próxima segunda-feira.

Uma decisão que para alguns pode ainda ser precipitada. “Há sempre esta parte cívica e individual de cada um de nós de assumir que pode e, se calhar, deve usar a máscara para se proteger a si próprio e aos que estão à sua volta", afirma o vice-presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Gustavo Tato Borges, para quem “seria prudente manter durante um pouco mais de tempo a obrigatoriedade da máscara".

A opinião é reforçada pelo secretário geral da Saúde que lembra que "o bom senso" deve reinar durante o próximo inverno, principalmente, em ambientes fechados ou com muita gente.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h30 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos nesta nova ligação.

15h25 - O secretário-geral do PCP insistiu hoje na necessidade de reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) para ser retomada a atividade assistencial que existia antes da pandemia de Covid-19.

"Enquanto em relação à covid-19, foram dadas respostas importantíssimas no plano sanitário, abriu-se um buraco em relação àquilo que é o serviço normal do SNS, com a carência de profissionais de saúde, designadamente médicos e enfermeiros, como o défice de consultas, exames, intervenções cirúrgicas", alertou Jerónimo de Sousa

15h15 - O mandato da Task Force para operacionalização da testagem foi renovado por mais seis meses para assegurar o aumento da capacidade no âmbito do processo de desconfinamento, segundo um despacho publicado hoje em Diário da República.

15h03 - Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais seis mortes e 1.231 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados constam no mais recente boletim epidemiológico, revelado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, desde o início da pandemia, o nosso país contabilizou 17.816 óbitos e 1.048.941 contágios.

Há mais 3.280 doentes recuperados quando comparado com o último relatório. Boas notícias também nos internamentos, que estão em queda.

14h40 - IVAucher com novo período em novembro. Os contribuintes vão dispor de um período, em novembro, para classificarem no Portal das Finanças faturas elegíveis para o IVAucher, programa que permite descontar o valor acumulado em compras na restauração, hotelaria e cultura em novos consumos nestes setores.

14h35 - 74,8% da população dos Açores já tem a vacinação completa. Em relatório enviado às redações, o Arquipélago informa que há 177.122 pessoas com a vacinação completa, enquanto 170.146 pessoas têm apenas uma dose da vacina.

14h30 - Homem-aranha francês' escala prédio para protestar contra passe Covid. O alpinista Alain Robert, conhecido como o "homem-aranha francês", começou hoje a escalar com as próprias mãos uma torre de 190 metros no bairro comercial de La Défense, arredores de Paris, para protestar contra o passe sanitário.

Notícias ao MinutoPProtesto contra o passe sanitário.© Reuters  

14h04 - A variante Delta do coronavírus que provoca a covid-19 é dominante em todas as regiões do país desde o dia 9 de agosto, com uma frequência relativa de 100%, segundo um relatório do INSA hoje divulgado.

13h52 - O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, disse hoje concordar "integralmente" com o fim da obrigatoriedade do uso da máscara na rua, considerando "elementar" que, depois de sucessivos adiamentos, a circulação possa fazer-se "livremente".

Para Francisco Rodrigues dos Santos, parece "elementar" que as pessoas possam ter algumas "benesses para circular livremente e não ter de usara mascara em espaços públicos" após sucessivos adiamentos da decisão de levantamento desta restrição.

13h34 - O centro de vacinação de Abrantes, no distrito de Santarém, vai passar a funcionar apenas da parte da manhã.

13h15 - Mais 11 casos nos Açores. A Autoridade Regional de Saúde diagnosticou nas últimas 24 horas 11 novos casos de Covid-19 nos Açores, a par de 32 recuperações, estando internados três doentes, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada

13h10 - Médicos de saúde pública defendem a continuidade do uso da máscara. A Associação de Médicos de Saúde Pública defendeu hoje a continuidade do uso de máscara para prevenir a covid-19 e a gripe, e poder passar um inverno "mais controlado", permitindo ao SNS retomar o atraso na atividade assistencial

13h02 - "Usar as vacinas como quem usa um inseticida não é realista". Quem o diz é o presidente do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos, Jorge Amil Dias, sustentando que "alimentar na opinião pública essa esperança" não só "não é realista como cria um pânico e uma ansiedade enorme na população que não ajuda nada à realidade dos factos"

12h32 - Angela Merkel voltou a apelar à vacinação. A chanceler alemã pediu, esta terça-feira, novamente, àqueles que ainda não foram vacinados contra a covid-19 que o façam.

"Todos concordamos que ainda temos de convencer muito mais pessoas a serem vacinadas", e isso só será possível com argumentos, explicou durante uma declaração no parlamento alemão.

12h30 - Segundo o pneumologista Carlos Robalo Cordeiro o uso da máscara continua a ser importante. Para o especialista "o facto de não ser obrigatório  não quer dizer que deixa de ser fortemente recomendado", sobretudo numa altura em que haverá mais frio e variações de temperaturas. Em declarações à TVI 24, o médico afirmou que no inverno as pessoas estarão em espaços mais fechados, pelo que o uso é aconselhado nestes casos, que são mais propícios à propagação do vírus.

12h24 - O SNS recorda a importância de continuar a testar

12h20 - A Catalunha vai eliminar todas as restrições esta sexta-feira, avança o El Pais. A porta-voz do governo catalão, Patrícia Plaja, anunciou que todas as restrições impostas devido à pandemia do coronavírus serão eliminadas, o que significa que a partir de sexta-feira será levantada a limitação das reuniões com um máximo de 10 pessoas.

11h20 - Fim da máscara? Jerónimo de Sousa considerou que o fim do uso de máscara na via pública "será uma pequena medida", porque "consideramos que o fundamental é a nossa proposta de reforço do Serviço Nacional de Saúde - isso sim é que é uma grande medida". 

11h15 - Três mortes associadas à covid-19 foram registadas em Timor-Leste nas últimas 24 horas, que contabiliza 85 óbitos e 17.888 casos do vírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia, de acordo com os mais recentes dados oficiais.

11h10 - O Rali do Japão, que deveria encerrar o Mundial de 2021, entre 11 e 14 de novembro, foi hoje cancelado devido ao aumento de casos do novo coronavírus no país, prevendo-se o anúncio de um local alternativo em breve.

10h58 - Uma médica da Florida, nos EUA, recusa-se a tratar doentes que não estejam vacinados. Lina Marraccini tomou a decisão, defendendo que estes doentes representavam um risco demasiado grande para o seu pessoal., escreve o NY Post.

10h43 - Internet Banking em Cabo Verde disparou mais de 50% em 2020. As limitações impostas devido à pandemia de covid-19 provocou um aumento superior a 50% nas operações da banca eletrónica cabo-verdiana em 2020, segundo dados do Relatório do Sistema de Pagamentos, compilados hoje pela Lusa.

10h22 - África ultrapassa as 200 mil mortes e soma mais 16.913 infeções. O continente africano registou 545 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, ultrapassando as 200 mil (200.045) desde o início da pandemia, e mais 16.913 novos infetados, de acordo com os dados oficiais mais recentes.

09h42 - A China anunciou hoje que foram diagnosticados 36 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior, após o país ter conseguido suprimir surtos recentes, ocorridos em diferentes regiões.

09h15 - O Japão investiga a morte de uma terceira pessoa vacinada com um lote contaminado da vacina Moderna, de um dos lotes fabricados em Espanha e suspensos após a deteção da contaminação. A vítima é um homem de 49 anos, que morreu em agosto.

07h50 - Infarmed mandou suspender a comercialização e retirar do mercado nacional uma máscara de proteção facial do fabricante BesilChem LLP por não estar comprovado o cumprimento de todos os requisitos legais europeus.

07h30 - A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 6.726 casos de Covid-19 e 59 mortes provocadas pelo vírus. Segundo os dados atualizados Instituto Robert Koch, o país soma agora um total de 4.017.116 casos e 92.413 mortes desde que a pandemia teve início.

07h25 - A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) respondeu, através do e-balcão, a mais de 700 mil questões no primeiro semestre deste ano, o que traduz uma subida de 250% face ao semestre homólogo de 2019 e as chamadas duplicaram.

Estes números foram adiantados pelo subdiretor-geral da área da Relação com o Contribuinte da AT, Nuno Félix, que, em entrevista à Lusa, sublinhou o esforço feito pela AT para continuar a responder às solicitações dos contribuintes numa altura em que a pandemia impôs restrições ao atendimento nos serviços de Finanças.

07h22 - Os ministros da Saúde do G20 acordaram por unanimidade reforçar o envio de vacinas e outros recursos para os países mais carenciados na imunização das suas populações para a pandemia de covid-19.

07h20 - Vietname condena homem a 5 anos de prisão por "espalhar" vírus. Durante uma única sessão do julgamento, o tribunal da província de Ca Mau (sul) declarou Le Van Tri, de 28 anos, culpado de "propagação de doenças infecciosas graves a outros".

Bom dia. Iniciamos um novo de registo de acompanhamento dos principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no Mundo. Recorde os acontecimentos de ontem aqui.

Leia Também: "O bom senso" dita o uso de máscara durante o próximo inverno

Recomendados para si

;
Campo obrigatório