Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Operação Trovoada. Mais de 510 detidos em contra crimes transfronteiriços

Pelo menos 516 pessoas foram detidas e apresentadas ao Ministério Público, no âmbito da operação policial conjunta de combate à criminalidade de Macau, Hong Kong e da província chinesa vizinha de Guangdong, foi hoje anunciado.

Operação Trovoada. Mais de 510 detidos em contra crimes transfronteiriços
Notícias ao Minuto

14:42 - 06/09/21 por Lusa

Mundo Macau

Destas 516 pessoas, 271 foram sujeitas "a medidas de coação ou condenação", nomeadamente "prisão preventiva a 32 indivíduos" por crimes relacionados com droga, fraude, excesso de permanência, entrada ilegal, intercâmbio ilegal, entre outros, de acordo com um comunicado dos Serviços de Polícia Unitários (SPU), que coordenaram em Macau a "Operação Trovoada 2021".

As autoridades apreenderam também "631 gramas de ice, 1,13 gramas de cetamina, sete folhas de canábis", entre outros, avaliados em cerca de dois milhões de patacas.

A polícia resolveu 17 casos relacionados com drogas, que envolviam 24 suspeitos, descobriu 15 casos de usura, "envolvendo 16 indivíduos", dos quais "dois casos estavam relacionados com crimes de sequestro", indicou.

Além destes, a polícia detetou seis casos de auxílio à imigração clandestina, que envolveu dez indivíduos.

"Em relação aos crimes de burla, foram resolvidos 90 casos, envolvendo 104 indivíduos, de entre os quais, 31 casos estavam relacionados com crimes de 'troca ilegal de dinheiro', envolvendo 34 indivíduos", referiu a mesma nota.

Os SPU disseram terem sido "descobertos três casos de burla informática", que envolveram cinco indivíduos.

Ao longo das duas fases desta operação, que decorreram entre 06 de junho e 11 de julho e de 16 a 30 de agosto, "704 indivíduos não residentes" foram repatriados por diferentes crimes, como imigração ilegal, excesso de permanência, trabalho ilegal, troca ilegal de dinheiro, entre outros.

As forças de segurança detiveram "13 indivíduos em cumprimento de mandados de detenção emitidos pelas autoridades judiciárias", dos quais, dois "foram entregues de imediato ao Estabelecimento Prisional para cumprimento da pena", indicou.

A operação tripartida mobilizou 9.721 agentes dos Serviços de Alfândega, do Corpo da Polícia de Segurança Pública e da Polícia Judiciária, que realizaram 746 ações de fiscalização em Macau.

Assim, 31.086 indivíduos foram sujeitos a identificação e 2.172 indivíduos foram conduzidos à polícia para efeitos de averiguações, num total de 443 casos.

Em balanço, os SPU consideraram terem atingido "os resultados esperados" e "contribuído para a manutenção da segurança das três regiões", bem como para "a prevenção e o combate à criminalidade transfronteiriça".

"A sociedade de Macau e das regiões vizinhas têm sofrido alterações recentemente", o que se traduz em "fatores incertos" e "mudanças na tendência da criminalidade" devido à pandemia da covid-19, situação à qual as forças de segurança das três regiões vão continuar atentas "através do bom funcionamento do mecanismo de ligação policial e da permuta de informações", e a ajustar o "dispositivo operacional no sentido de assegurar a segurança e a estabilidade das três regiões", concluíram os SPU de Macau.

Leia Também: Autoridades de Macau avançam com testes periódicos para grupos de risco

Recomendados para si

;
Campo obrigatório