Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

MNE saúda seguimento dado na Eslovénia à reunião do Porto com Índia

O chefe da diplomacia portuguesa congratulou-se com a reunião de hoje na Eslovénia entre os 27 e o ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia, que classificou como um real seguimento do encontro de líderes de maio passado no Porto.

MNE saúda seguimento dado na Eslovénia à reunião do Porto com Índia
Notícias ao Minuto

16:32 - 03/09/21 por Lusa

Mundo Diplomacia

Em declarações à Lusa em Kranj, palco entre quinta-feira e hoje de uma reunião informal de ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, Augusto Santos Silva enfatizou o derradeiro ponto da ordem de trabalhos, um almoço de trabalho com o homólogo indiano, Subrahmanyam Jaishankar, que considerou "muito útil e também muito prático porque se tratou mesmo de fazer o seguimento da reunião de líderes do Porto de maio", durante a presidência portuguesa.

"O ministro foi muito claro ao dizer que eles já fizeram a sua parte no que diz respeito à etapa inicial de negociação do acordo de comércio e que entendem que os outros dois acordos -- de proteção de investimentos e de proteção das indicações geográficas de origem - podem ser obtidos ainda de forma mais rápida", apontou.

Segundo Santos Silva, este encontro de hoje foi "também muito útil" porque a UE está a preparar, para ser aprovada em setembro, a sua estratégia para o Indo-Pacífico, e, "nesse contexto", foi "importante" escutar os pontos de vista do chefe da diplomacia da Índia sobre o Afeganistão, as relações com o Paquistão, com a China e com África.

"Evidentemente que acompanhei o ministro da Índia na sua ênfase na importância de que a reunião de líderes de maio fosse um marco num processo, e, desse ponto de vista, o facto de a presidência eslovena ter decidido organizar esta reunião foi muito importante", concluiu Santos Silva.

Em 08 de maio, num dos eventos que marcou a presidência portuguesa do Conselho da UE, no primeiro semestre deste ano, os chefes de Estado e de Governo da União reuniram-se no Porto, por videoconferência, com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, tendo acordado negociar um acordo comercial, outro de proteção de investimentos e um de indicações geográficas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório