Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

MNE da UE concluem hoje reunião informal dominada por Afeganistão

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia concluem hoje na localidade eslovena de Kraj uma reunião informal dominada pela crise no Afeganistão, que foi também o pano de fundo da reunião de ministros da Defesa dos 27.

MNE da UE concluem hoje reunião informal dominada por Afeganistão
Notícias ao Minuto

06:09 - 03/09/21 por Lusa

Mundo Eslovénia

Tanto na reunião de chefes de diplomacia como dos responsáveis da Defesa dos 27, e uma vez consumada, no final de agosto, a retirada das forças da coligação internacional após 20 anos de presença no Afeganistão, os debates centram-se nas lições a retirar da saída precipitada do país face à abrupta tomada de poder pelos talibãs.

Enquanto os ministros da Defesa se concentraram na necessidade de a UE reforçar as suas capacidades para ter autonomia estratégica, os chefes da diplomacia abordam as futuras relações com os talibãs, o papel da UE na prevenção de uma crise humanitária e migratória e as lições que a União deve retirar daquilo que não resultou após tanto investimento, humano e material.

A agenda da reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros, na qual Portugal está representado por Augusto Santos Silva, contempla também as relações da UE com os países do Golfo e com a China.

Os trabalhos terminam com um almoço com o chefe da diplomacia da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, que servirá para fazer um seguimento da cimeira de líderes europeus com o primeiro-ministro Narendra Modi celebrada em maio passado no Porto, durante a presidência portuguesa do Conselho da UE.

Leia Também: UE deve refletir sobre capacidade de reformar outras sociedades, diz MNE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório