Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Mortes causadas pelo furacão Ida em Nova Iorque subiram para 14

A passagem do furacão no nordeste dos Estados Unidos provocou várias cheias, causou uma disrupção no trânsito e nos transportes públicos. Mais de 200 mil casas continuam sem eletricidade nos estados de Nova Iorque, Nova Jérsia e Pensilvânia.

Mortes causadas pelo furacão Ida em Nova Iorque subiram para 14
Notícias ao Minuto

16:47 - 02/09/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Furacão Ida

Depois do rasto de destruição que deixou nos estados do sul dos Estados Unidos, nomeadamente no Lousiana, a passagem do furacão Ida no nordeste no país não foi menos devastadora. De acordo com o The New York Times, as autoridades do estado de Nova Iorque reviram o número de mortes causadas pela passagem do Ida para pelo menos 14, o dobro do número de mortes que tinha sido avançado anteriormente.

Se forem contabilizadas as mortes registadas em Nova Jérsia e na Pensilvânia, o total de mortes provocadas pelo Ida no nordeste dos Estados Unidos aumenta para pelo menos 27. 

O nível de precipitação na região de Nova Iorque registou um recorde e gerou cheias rápidas, que se revelaram fatais.

Numa conferência de imprensa na tarde desta quinta-feira, a governadora do estado de Nova Iorque, Kathy Hocul, frisou que “esta foi a primeira vez que tivemos cheias rápidas desta dimensão”. “Devemos esperá-las na próxima vez”, acrescentou.

A governadora sublinhou que as perdas humanas são “difíceis de imaginar”. Hochul revelou que mais 100 pessoas foram resgatadas apenas em Rockland e Westchester.

Kathy Hochul referiu ainda que já falou com o presidente Joe Biden, que “garantiu” total apoio ao estado de Nova Iorque.

Já o ‘mayor’ da cidade de Nova Iorque, Bill de Blasio, admitiu que as “pessoas estão a passar um inferno” e que “precisam de ajuda”.

De Blasio assinalou que as cheias provocadas pelo Ida são a “maior chamada de atenção que podíamos ter”. “O que temos de reconhecer é a brusquidão, a brutalidade das tempestades agora. É diferente”, salientou o autarca de Nova Iorque.

Os estados de Nova Jérsia e do Maryland foram atingidos por tornados que provocaram danos em habitações, particularmente em Nova Jérsia.

A passagem do Ida gerou uma disrupção no trânsito e nos transportes públicos e, nesta altura, mais de 200 mil casas continuam sem eletricidade em Nova Iorque, Nova Jérsia e Pensilvânia.

[Notícia atualizada às 17h18]

Leia Também: Inundações fazem pelo menos sete mortos em Nova Iorque, incluindo um bebé

Recomendados para si

;
Campo obrigatório