Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Incêndio. Operações de salvamento em cidade na Califórnia em progressão

As autoridades norte-americanas reportaram hoje o progresso nas operações de salvamento das comunidades na cidade californiana de South Lake Tahoe, na margem sul do Lago Tahoe, devido a um incêndio que se aproximou da localidade, após ventos fortes.

Incêndio. Operações de salvamento em cidade na Califórnia em progressão
Notícias ao Minuto

06:31 - 02/09/21 por Lusa

Mundo Califórnia

"Tivemos alguma sorte ontem [terça-feira] com alguns ventos que não vieram com tanta força como esperávamos", disse o chefe da secção de operações, Tim Ernst, aos bombeiros numa reunião na quarta-feira.

Uma camada de ar quente sobre o ar mais frio, desenvolvida nas primeiras horas do dia, segundo Tim Ernst, "colocou um travão real nas coisas" e "desacelerou muito o desenvolvimento [do fogo]", depois de ter progredido "na noite anterior".

O incêndio Caldor está a lavrar junto ao Lago Tahoe e gerou muito trânsito autoestrada 50 da Califórnia, tendo atingido o topo da Sierra Nevada e descido até à Bacia de Tahoe.

"Tivemos a sorte de o incêndio não ter atingindo Tahoe com tanta força como no dia anterior", salientou Ernst.

Apesar de desenvolvimento favoráveis, os bombeiros foram avisados de que as condições climáticas críticas ainda eram uma realidade e que provavelmente enfrentariam rajadas de vento durante o dia.

O fumo denso de Caldor tomou conta da cidade e South Lake Tahoe encontra-se praticamente deserta.

Na segunda-feira, cerca de 22 mil habitantes congestionaram a principal artéria da cidade, depois de terem recebido ordem de evacuação.

Segundo as autoridades, apenas cinco pessoas desafiaram a ordem de retirada.

Impulsionado por ventos fortes, o incêndio Caldor atravessou duas grandes estradas e desceu as encostas da Bacia Tahoe, onde os bombeiros que trabalhavam num terreno íngreme protegiam cabanas remotas.

Pelo menos 700 casas e outras infraestruturas ficaram destruídas com a passagem do incêndio, em South Lake Tahoe, segundo as autoridades, alertando que ainda é muitos cedo para um balanço mais preciso dos estragos.

O fogo, que ameaça mais de 33 mil habitações e infraestruturas, queimou quase 827 quilómetros quadrados de área desde 14 de agosto.

South Lake Tahoe atrai cerca de 15 milhões de turistas todos os anos, sendo conhecida pelas praias, desportos aquáticos, 'resorts' de esqui e prática de golfe.

Localizada na margem do Lago Tahoe, a cidade faz fronteira com a cidade do estado do Nevada Stateline.

De acordo com a agência de notícias AP, as chamas estiveram perto de um 'resort' de esqui junto à fronteira Califórnia-Nevada, tendo as autoridades ligado as máquinas de fazer neve para aumentar a humidade e diminuir a força do incêndio.

Mais de 15 mil bombeiros, com a ajuda de equipas de outros estados, estão a lutar contra dezenas de incêndios na Califórnia, segundo os últimos dados atualizados.

Leia Também: Bombeiros tentam impedir que fogo atinja cidade no norte da Califórnia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório