Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Greta Thunberg: Escócia não é líder na luta contra alterações climáticas

A ativista contrariou uma afirmação do governo escocês sobre a legislação para enfrentar as alterações climáticas. Admite que alguns países "fazem mais do que outros", mas que nenhum se aproxima do que é necessário.

Greta Thunberg: Escócia não é líder na luta contra alterações climáticas
Notícias ao Minuto

18:57 - 31/08/21 por Fábio Nunes

Mundo Greta Thunberg

Numa entrevista à BBC Scotland, Greta Thunberg comentou uma anterior afirmação do governo escocês, que considerou que a sua legislação para lutar contra as alterações climáticas era “líder a nível mundial”. A legislação inclui um objetivo para atingir zero emissões de carbono até 2045.

No entanto, para a ativista ambiental sueca a Escócia não é um líder mundial no combate às alterações climáticas. Thunberg reconheceu que alguns países “fazem mais do que outros”, mas que nenhum se aproxima do que é preciso.

Sobre o acordo entre o Partido Nacional Escocês (SNP) e o Partido Verde, que lhe vai permitir ter membros no governo da Escócia pela primeira vez, Greta Thunberg destacou que enfrentar as alterações climáticas não é tão fácil como votar num partido ecologista.

“É claro que pode haver políticos que são ligeiramente menos maus do que outros. Foi muito mau, mas compreende o que quero dizer. É um sinal esperançoso que as pessoas queiram algo que é mais ‘verde’ – seja o que for que verde queira dizer – mas para podermos resolver isto temos de enfrentá-lo com uma abordagem mais sistémica”, sublinhou.

A ativista manteve a incerteza em torno da sua presença na COP26, a conferência para as alterações climáticas das Nações Unidas, que vai decorrer em Glasgow, na Escócia, em novembro.

Thunberg voltou a referir que a sua presença vai depender da segurança e do cariz “democrático” do evento, explicando que isso significa garantir que os participantes de países mais pobres vão estar totalmente vacinados contra a Covid-19 e que podem viajar para estar na COP26.

Leia Também: Emergência climática e oceanos em destaque na rentrée política do PAN

Recomendados para si

;
Campo obrigatório