Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Líderes da Turquia e Emirados querem melhorar relações bilaterais

O príncipe herdeiro de Abu Dabi, Mohammed bin Zayed al-Nahyan, e o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, discutiram hoje as relações entre os dois países rivais numa conversa telefónica, indicou a agência oficial dos Emirados WAM.

Líderes da Turquia e Emirados querem melhorar relações bilaterais
Notícias ao Minuto

13:11 - 31/08/21 por Lusa

Mundo Diplomacia

A chamada é a primeira do género entre dois líderes da Turquia e dos Emirados Árabes Unido, países que se opõem em vários dossiers regionais, incluindo o conflito na Líbia e o islão político, e que até recentemente mantinham relações tensas.

Há duas semanas realizou-se uma rara visita de uma delegação dos Emirados a Ancara, dirigida pelo conselheiro para a segurança nacional, xeque Tahnoun bin Zayed, que evocou a questão da cooperação económica.

Na conversa, o Presidente turco e o líder dos Emirados analisaram as "relações bilaterais e o modo de as reforçar", assim como "dossiers regionais e internacionais de interesse comum", indicou a WAM.

A Turquia tem multiplicado os gestos de abertura em relação a vários países rivais na região, como o Egito e os Emirados, procurando romper o seu isolamento regional.

Os Emirados também têm procurado aproximar-se de países rivais, como o Qatar, após uma rutura de relações durante três anos.

"A conversa entre Recep Tayyip Erdogan e o xeque Mohammed bin Zayed (al-Nahyan) foi muito positiva e cordial", escreveu na rede social Twitter o antigo ministro de Estado dos Emirados para os Negócios Estrangeiros Anwar Gargash, atualmente conselheiro da presidência.

Os Emirados "procuram construir pontes e reforçar os pontos comuns e o trabalho conjunto com os (países) amigos para garantir a estabilidade regional e a prosperidade" para o futuro, adiantou.

Leia Também: Emirados Árabes abrem entrada a turistas com vacina completa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório