Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Internamentos descem; Delta é a única variante em Portugal

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

 AO MINUTO: Internamentos descem; Delta é a única variante em Portugal
Notícias ao Minuto

07:50 - 31/08/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Portugal registou, nas últimas 24 horas mais 1.908 casos de Covid-19 e 13 mortes. A par das vítimas mortais, o vírus parece estar também a ter efeitos nas taxas de natalidade no país.

Segundo um estudo conduzido pela Universidade Bocconi, de Itália, a pandemia tem sido acompanhada por uma queda significativa nas taxas de natalidade bruta em países do sul da Europa, nomeadamente em Portugal, que sofreu uma redução de 6,6%

Portugal já terá 83,4% da população totalmente vacinada contra a covid-19. E até ao final desta semana, o país deverá chegar aos 85%, uma meta que o Governo colocou, inicialmente, em outubro. Com estes dados, espera-se que as próximas fases de desconfinamento possam acontecer mais cedo.

A expectativa é também de que a vacinação traga mudanças nas regras sobre o isolamento, tendo, esta terça-feira, o virologista Pedro Simas defendido que "não faz sentido [os vacinados] ficarem em isolamento profilático", dado que há pouca probabilidade de as pessoas vacinadas ficarem infetadas e, sobretudo, de transmitirem o vírus.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h55 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos nesta nova ligação. 

15h52 - Cerca de 6.300 residentes na Madeira receberam na semana passada a segunda dose da vacina contra a covid-19, tendo a região atingido os 71% da população com a vacinação completa, informou hoje o Governo Regional.

15h46 - O Governo angolano aprovou hoje a realização de um sorteio nacional para incentivar a população a aderir à vacinação contra a covid-19, que está aquém das expetativas das autoridades sanitárias do país.

15h41 - Dados de testes de 700 mil franceses divulgados na internet. Uma falha na transmissão às autoridades governamentais dos resultados dos testes à covid-19 realizados nas farmácias francesas tornou públicos dados pessoais de milhares de pessoas, segundo o jornal "Mediapart".

15h20 - Se tem mais de 12 anos e ainda não foi vacinado, recorde-se, que pode tomar a primeira dose da vacina, sem agendamento, em qualquer centro de vacinação de Portugal Continental.

15h15 - O Apostolado do Mar está a procurar retomar a dinâmica de antes da pandemia, e tem já prevista a realização de um encontro, em Fátima, nos dias 2 e 3 de outubro, para preparação do plano de ação para o ano pastoral de 2021/2022.

15h10 - Uma mulher de 34 anos, grávida, recebeu alta da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Universitário Geral Gregorio Marañón, de Madrid, para ser submetida a uma cesariana de urgência, noticia a Efe.  Mãe e bebé estão bem.

14h50 - A variante Delta do vírus SARS-CoV-2 é a única em circulação em Portugal, sendo responsável por 100% das infeções em todas as regiões do país, anunciou hoje o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

14h10 - Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 10 novos casos de covid-19, sendo oito em São Miguel e dois na Terceira, e uma morte, de uma mulher de 76 anos, informa hoje a Autoridade de Saúde açoriana.

14h03 - Acaba de ser divulgado o mais recente boletim epidemiológico da DGS e que dá conta de 3.389 recuperações só nas últimas 24 horas, mais 1.908 e 13 óbitos (sete dos quais na região de Lisboa, três no Algarve, dois na região Norte e um nos Açores)

Destaque ainda para os internamentos que desceram. Há, neste momento, 677 doentes hospitalizados (menos 28 em relação à véspera), dos quais 136 (menos 13) em unidades de Cuidados Intensivos

13h38 - Cerca de 67.500 espectadores vão poder assistir ao MotoGP em Portimão. Na apresentação do evento, o administrador do AIA revelou que em novembro a lotação dos eventos deverá estar nos "100%", mas por "precaução", a organização irá disponibilizar apenas "%75% dos lugares", o que se traduz em cerca de 67.500 espetadores, cumprindo as regras sanitárias em vigor

13h20 - Emprego aumenta em termos homólogos com o desconfinamento. O emprego total (medido em número de indivíduos) aumentou 4,3% em termos homólogos no segundo trimestre deste ano, após cair 1,2% no trimestre anterior, impulsionado pela reabertura gradual da economia, informou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE)

12h50 - O ministro da Saúde do Japão afirmou, esta terça-feira, que a origem da contaminação dos lotes da vacina da Moderna no país poderão ter sido originadas pela forma como as agulhas das vacinas foram inseridas nas ampolas. O ministro alega agora que agulhas incorretamente inseridas nos frascos,  terão quebrado pedaços da rolha de borracha, e que serão esses os vestígios que foram identificados.

12h48 - Pelo menos 135 pessoas foram hoje detidas na cidade de Sidney, epicentro da terceira vaga de covid-19 na Austrália, mas também noutras partes do país, por participarem em pequenos protestos de rua "silenciosos" contra o confinamento.

Notícias ao Minuto
© Getty Imagens  

12h30 - A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.507.823 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.

12h22 - Um bombeiro voluntário montou uma tenda junto ao quartel dos bombeiros em Ablis, na região de Yvelines, França, esta terça-feira de manhã, para protestar contra a vacinação obrigatória. O homem, que já renunciou às suas funções, está contra a medida do governo francês, que obriga todos os bombeiros a serem vacinados a partir de setembro.

12h15 - Estudo confirma ineficácia da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. A pesquisa que consistiu na revisão sistemática de múltiplos estudos realizados anteriormente, levada a cabo por investigadores brasileiros, descarta os benefícios clínicos da toma de hidroxicloroquina no tratamento ou prevenção do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19.

12h05 - Hospital de campanha no São João desativado. Início do fim da pandemia? Esteve 18 meses de pé, a apoiar na resposta aos casos de Covid-19 do Serviço de Urgência do Hospital de São João, no Porto, mas cerca de duas horas foram suficientes para ser desmontado. Veja as imagens desse momento.

11h53 - Israel registou um novo recorde diário de infeções por covid-19 desde o início da pandemia, com quase 11.000 casos, anunciou hoje o Ministério da Saúde israelita.

11h30 - O setor do alojamento turístico registou 1,6 milhões de hóspedes e 4,5 milhões de dormidas em julho de 2021 o que compara com 1,0 milhão hóspedes e 2,6 milhões de dormidas em julho de 2020, de acordo com os dados divulgados, esta terça-feira, pelo INE. Contudo, estes números ainda estão abaixo dos registados antes da pandemia. 

11h27 - Uma mulher grávida está internada na Unidade de Cuidados intensivos de um hospital de Newcastle após ter pedido para ser vacinada e não ter conseguido. A mulher, grávida de 24 semanas, esta internada no  John Hunter Hospital, na Austrália.

10h50 - A União Europeia (UE) atingiu hoje um "marco importante" de 70% da população adulta totalmente vacinada contra a covid-19, anunciou a Comissão Europeia, vincando porém ser necessário "ir além" desta meta devido às variantes, admitindo terceiras doses.

10h26 - O movimento de passageiros nos aeroportos cabo-verdianos caiu 56% nos primeiros sete meses do ano, em termos homólogos, para cerca de 285 mil, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, indicam dados oficiais.

10h20 - Em Portugal, 75% do universo estimado de jovens entre os 12 e os 17 anos já foram vacinados contra a Covid-19, depois de 86 mil adolescentes terem sido inoculados no passado fim de semana, anunciou a Task Force esta terça-feira.

10h10 - Timor-Leste registou hoje mais três mortes de pessoas infetadas com SARS-CoV-2, elevando para 67 o total de óbitos desde o início da pandemia, e mais 167 casos, a maioria em Díli e Baucau, segundo dados oficiais.

09h39 - África registou mais 652 mortes por covid-19, totalizando 195.475 óbitos desde o início da pandemia, e mais 21.799 novos casos de infeção pela doença nas últimas 24 horas, segundo os dados oficiais mais recentes.

09h10 - Portugueses viajaram e gastaram mais este verão (mas abaixo do pré-Covid). O verão deste ano contou com mais viagens e mais despesas, mas os números ainda estão abaixo dos que se registavam antes da pandemia, de acordo com dados da plataforma Revolut.

07h30 - Fase de acumulação de saldo do IVAucher acaba hoje. Os contribuintes têm até esta terça-feira, dia 31 de agosto, para acumular o IVA gasto no âmbito do programa IVAucher. Saiba aqui o que se segue.

07h25 - Alemanha registou 60 mortos por Covid-19. Em termos acumulados, já morreram 92.200 pessoas no país devido à doença. No que diz respeito aos infetados, há registo de mais 5.750 casos, para um total de 3.942.856, desde o início da pandemia. A incidência de novos casos caiu pela primeira vez desde julho.

07h22 - Pandemia reduziu natalidade. A pandemia tem sido acompanhada por uma queda significativa nas taxas de natalidade bruta em países de alto rendimento, com declínios particularmente acentuados no sul da Europa: Itália (-9,1%), Espanha (-8,4%) e Portugal (-6,6%).  

07h20 - A China anunciou hoje que foram diagnosticados 37 casos de covid-19, nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior, no terceiro dia consecutivo sem registo de casos locais.

07h17 - Mais de 1.300 multas foram aplicadas em França desde junho por falta de apresentação do 'passe sanitário', que permite acesso à maior parte dos locais públicos como museus, cinemas e restaurantes ou bares.

07h15 - Bom dia! Damos agora início ao acompanhamento dos desenvolvimentos da pandemia AO MINUTO. Recorde os acontecimentos anteriores aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Quase 580 mil óbitos no Brasil; Indicadores descem em Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório