Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

França doa mais 10 milhões de vacinas a África

A França vai doar mais 10 milhões de vacinas contra a Covid-19 aos países da União Africana (UA) como parte do seu compromisso de partilhar pelo menos 60 milhões até ao final do ano, foi hoje anunciado.

França doa mais 10 milhões de vacinas a África
Notícias ao Minuto

11:14 - 30/08/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Numa declaração citada pela Efe, a presidência francesa referiu que as vacinas da AstraZeneca e da Pfizer serão entregues durante os próximos três meses como parte da iniciativa do Fundo Africano de Aquisição de Vacinas (AVAT), lançada pela UA, e o mecanismo Covax, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), entre outros, para assegurar o acesso global às vacinas.

"A pandemia só pode ser superada através de uma intensa cooperação entre atores multilaterais, regionais e nacionais", explicou o Presidente francês, Emmanuel Macron, que disse que esta operação demonstra a sua vontade de estar "ao lado das populações africanas" para enfrentar o novo coronavírus.

A iniciativa AVAT é um mecanismo de contratação coletiva que permite aos Estados-membros da UA cobrir pelo menos 50% das suas necessidades, e é complementada pela Covax, que se destina a cobrir os restantes 50%.

Assim, foram feitas compras para que 400 milhões de pessoas, ou um terço da população africana, possam ser vacinadas até setembro de 2022, a um custo de 3 mil milhões de euros, com o apoio do Banco Mundial.

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, considerou esta última doação "um gesto forte e bem-vindo de solidariedade humana e cooperação política, numa altura em que o mundo mais precisa dela".

"Uma África mais segura e saudável é uma condição essencial para que o mesmo aconteça no mundo como um todo", acrescentou Ramaphosa, presidente em exercício da UA.

África registou 194.823 mortos devido à Covid-19 e 7.741.917 infetados desde o início da pandemia, de acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC).

Leia Também: Suspeita de contaminação. Japão retira mais um milhão de doses de Moderna

Recomendados para si

;
Campo obrigatório