Meteorologia

  • 27 MAIO 2022
Tempo
32º
MIN 15º MÁX 34º

Papa substitui bispo australiano acusado de má conduta sexual

O Papa Francisco substituiu hoje um bispo australiano que renunciou durante uma investigação do Vaticano sobre suspeitas de má conduta sexual.

Papa substitui bispo australiano acusado de má conduta sexual
Notícias ao Minuto

13:24 - 28/08/21 por Lusa

Mundo Vaticano

O Vaticano disse que Francisco aceitou a renúncia do bispo Christopher Alan Saunders como chefe da diocese de Broome, no oeste da Austrália.

Francisco nomeou outro prelado, o bispo Michael Henry Morrissey da diocese de Geraldton, para administrar temporariamente a extensa diocese católica de Broome.

O Vaticano não apresentou uma razão para substituir Saunders, como já é habitual nestes casos.

Saunders negou veementemente qualquer delito e ofereceu-se voluntariamente para se afastar do cargo, segundo os meios de comunicação australianos.

A Australian Broadcasting Corp. relatou no início deste ano que a polícia e os procuradores decidiram não apresentar acusações criminais.

Os paroquianos da diocese foram informados em maio de que a investigação do Vaticano estava em andamento, de acordo com relatos dos meios de comunicação australianos.

Após décadas de escândalos de abuso sexual em muitas nações, o Papa Francisco prometeu eliminar o clero ligado aos crimes sexuais.

Casos envolvendo bispos que sistematicamente protegeram esses padres também levaram Francisco a tentar reconstruir a confiança perdida de muitos fiéis, prometendo trazer a responsabilidade à hierarquia da Igreja.

Leia Também: Vaticano sanciona arcebispo polaco por encobrir crimes de pedofilia

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório