Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Forças EUA pedem que se evite aeroporto de Cabul após atentados

As forças norte-americanas pediram hoje à comunicação social afegã que evite ir ao aeroporto de Cabul, devido às "ameaças ativas" que persistem na zona, após os atentados suicidas ali ocorridos na quinta-feira, que fizeram 95 mortos e 150 feridos.

Forças EUA pedem que se evite aeroporto de Cabul após atentados
Notícias ao Minuto

15:54 - 27/08/21 por Lusa

Mundo Afeganistão

"Pedimos a todos os nossos amigos dos meios de comunicação afegãos que, por enquanto, evitem o aeroporto de Cabul. Há ameaças ativas, e a situação atualmente não é segura", disseram fontes das tropas norte-americanas no Afeganistão, citadas pela agência espanhola Efe.

Perante o risco de poderem aumentar os ataques na zona, os talibãs bloquearam o acesso às estradas que levam ao aeroporto da capital afegã.

Várias imagens mostram os combatentes a controlar o tráfego nas imediações do aeroporto de Cabul e a parar pessoas que seguiam a pé e tentavam lá chegar.

O duplo atentado suicida de quinta-feira, em que pelo menos 95 pessoas morreram e outras 150 ficaram feridas, levou a que vários países, entre os quais Austrália, Alemanha, França e Espanha, dessem por concluídas as suas operações de retirada de civis em Cabul, que tinham previsto terminar a 31 de agosto.

O porta-voz do gabinete político dos talibãs, Suhail Shaheen, insistiu hoje que as pessoas que não conseguiram deixar o país num desses voos da ponte aérea não deverão preocupar-se, porque "todos os afegãos com documentos legais poderão viajar para o estrangeiro" em voos comerciais depois dessa data.

Esta garantia foi dada uma vez mais pelo diretor-adjunto do gabinete político do movimento islâmico radical no Qatar, Abbas Stanikzai, após uma reunião com o enviado francês embaixador François Richier, acrescentou o porta-voz.

A maioria dos mortos nos ataques, que horas mais tarde foram reivindicados pelo ramo afegão do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI), foram civis que tentavam chegar ao aeroporto da capital afegã para fugir do país num voo de retirada internacional.

Ao longo do dia, foram divulgadas imagens de familiares chorando junto aos cadáveres das vítimas do duplo atentado, que se encontravam estendidos no exterior dos hospitais para poderem ser identificados.

Depois de os talibãs tomarem o poder no Afeganistão, a 15 de agosto, milhares de afegãos concentraram-se junto às portas do aeroporto de Cabul para tentar entrar num voo, transformando-se num alvo fácil.

De facto, Washington já tinha alertado, dias antes, para a possibilidade de atentados no aeroporto da capital afegã.

Tratou-se do primeiro ataque deste tipo desde a vitória dos talibãs, apesar dos rigorosos controlos de segurança do grupo islâmico radical por toda a cidade.

Leia Também: Pentágono corrige informação: Não houve segunda explosão em Cabul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório