Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Presidente búlgaro convida terceiro maior partido a formar governo

O Presidente da Bulgária, Rumen Radev, deu hoje um mandato ao Partido Socialista, o terceiro maior no parlamento búlgaro, para formar um governo, após o fracasso de duas tentativas anteriores.

Presidente búlgaro convida terceiro maior partido a formar governo
Notícias ao Minuto

12:19 - 27/08/21 por Lusa

Mundo Bulgária

Apesar da vaga probabilidade de sucesso, a líder dos socialistas búlgaros, Kornelia Ninova, disse que o partido vai convidar três grupos que emergiram dos protestos anticorrupção do ano passado para discutir a criação de um governo de coligação viável.

Ao contrário dos dois mandatos anteriores, entregues ao partido "antissistema" O Povo Existe (ITN) - a formação mais votada em 11 de julho, liderado pelo cantor Slavi Trifonov -- e ao partido do antigo primeiro-ministro Boiko Borisov, o conservador GERB -- o segundo mais votado -, o chefe de Estado pediu aos socialistas que se empenhassem na negociação de uma coligação.

"Não estabeleceremos quaisquer pré-condições, nem apresentaremos nomeações prévias para primeiro-ministro ou ministros. Procuraremos um consenso sobre essas questões", disse Ninova, cujo partido dispõe de 36 lugares entre os 240 do parlamento.

No entanto, a maioria dos partidos parlamentares já declarou que não apoiaria um governo proposto pelos socialistas, cuja imagem foi manchada no passado por casos de corrupção.

Se as negociações da coligação fracassarem, o que muitos analistas consideram provável, o Presidente deve dissolver o parlamento, nomear um governo provisório e marcar novas eleições antecipadas, as terceiras este ano, provavelmente em novembro.

Segundo uma sondagem da empresa Market Links divulgada esta semana, o partido GERB lidera as intenções de voto, mas existe o risco do resultado do escrutínio ser um parlamento ainda mais fragmentado.

Leia Também: Bulgária falha novamente formação do novo Governo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório