Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Borrell condena "ataques cobardes" e promete combate ao terrorismo

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, condenou hoje os "ataques cobardes" ao aeroporto de Cabul, no Afeganistão, que causaram vários feridos e mortos, prometendo luta contra o terrorismo.

Borrell condena "ataques cobardes" e promete combate ao terrorismo
Notícias ao Minuto

21:35 - 26/08/21 por Lusa

Mundo Afeganistão

"Condeno veementemente os ataques cobardes no aeroporto de Cabul contra pessoas que anseiam por segurança", escreveu Josep Borrell, numa reação na rede social Twitter.

Reagindo às explosões de hoje à tarde junto ao aeroporto internacional Hamid Karzai, em Cabul, o Alto Representante da UE para a Política Externa acrescentou que "a UE é solidária com os cidadãos afegãos".

"Continuaremos a combater o terrorismo juntamente com parceiros internacionais", adiantou.

Antes desta reação chefe da diplomacia europeia, já outras vozes se fizeram ouvir do bloco comunitário, como a do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que disse estar "muito preocupado" com as notícias relativas a uma explosão junto ao aeroporto de Cabul, garantindo que a UE irá acompanhar a situação de perto.

Por seu lado, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, condenou os "ataques cobardes e desumanos" junto ao aeroporto de Cabul, pedindo esforços internacionais para evitar o ressurgimento do terrorismo no Afeganistão.

Já o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, condenou o "ataque horrendo e cruel" junto ao aeroporto de Cabul, exortando a esforços para reforçar a segurança naquela zona.

Duas explosões ocorreram hoje à tarde fora do aeroporto internacional Hamid Karzai, em Cabul, onde milhares de pessoas têm acorrido (e onde permanecem) desde que os talibãs assumiram o controlo do Afeganistão, no passado dia 15 de agosto.

Estes milhares de pessoas -- homens, mulheres e crianças - tentam fugir do Afeganistão antes de os militares estrangeiros saírem definitivamente do país, em 31 de agosto, na próxima terça-feira.

Vários balanços de vítimas estão a ser avançados por diferentes fontes.

O porta-voz principal dos talibãs, Zabihullah Mujahid, avançou que os atentados mataram entre 13 e 20 pessoas e provocaram pelo menos 52 feridos.

Fontes hospitalares locais citadas pelos 'media' afegãos disseram que o ataque provocou pelos menos 15 mortos e mais de 60 feridos.

"Cerca de 60 pacientes feridos no ataque ao aeroporto chegaram ao nosso centro médico", disse, na rede social Twitter, a organização não-governamental (ONG) italiana Emergency, que gere um hospital em Cabul.

Já o embaixador dos Estados Unidos em Cabul disse aos seus funcionários que quatro fuzileiros norte-americanos morreram e três ficaram feridos numa das explosões, segundo noticiou o jornal The Washington Post.

Leia Também: Malala exorta a coligação global para proteger mulheres afegãs

Recomendados para si

;
Campo obrigatório