Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Pelo menos 60 mortos em Cabul, incluindo 12 militares dos EUA

Entre as várias dezenas de vítimas mortais estão um médico da Marinha dos EUA e 11 fuzileiros. São, ainda, apontados 140 feridos.

Pelo menos 60 mortos em Cabul, incluindo 12 militares dos EUA
Notícias ao Minuto

19:43 - 26/08/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Afeganistão

O Pentágono acaba de confirmar, em conferência de imprensa, que pelo menos 12 militares dos EUA morreram, esta quinta-feira, nos atentados suicidas que tiveram lugar junto ao Aeroporto de Cabul, no Afeganistão. Outros 15 militares norte-americanos ficaram feridos.

"É um dia duro", disse o general Kenneth McKenzie, chefe do Comando Central, na conferência de imprensa onde confirmou a morte dos soldados americanos.

Durante a mesma interferência, o responsável revelou que os terroristas detonaram-se com bombas do lado de fora do aeroporto, e que se seguiu um ataque armado.

Os EUA temem agora que os ataques continuem. De acordo com o general Kenneth McKenzie, responsável pela conferência de imprensa, há outras ameaças "extremamente ativas" aos EUA em Cabul.

Duas fontes militares norte-americanas confirmaram hoje à agência AP que 11 fuzileiros dos Estados Unidos ('marines') e um médico da Marinha foram mortos no ataque desta tarde em Cabul.

Uma terceira explosão ocorreu hoje em Cabul, após o duplo atentado que fez dezenas de mortos e feridos no exterior do aeroporto, onde as forças internacionais tentam retirar do Afeganistão milhares de cidadãos estrangeiros e afegãos.

A terceira explosão na capital afegã foi ouvida por muitos cidadãos e jornalistas locais, que logo partilharam nas redes sociais, e ocorreu poucas horas depois do duplo ataque bombista no aeroporto internacional de Cabul, embora, por enquanto, não haja pormenores sobre a magnitude da nova explosão.

O ataque bombista ocorreu em dois pontos distintos: um, junto a um hotel da capital afegã, e outro, junto a um dos portões do aeroporto de Cabul, onde se aglomeram milhares de afegãos tentando fugir do país antes do final da ponte aérea organizada pelos Estados Unidos e seus parceiros da NATO.

São vários os relatos de vários órgãos de comunicação social sobre a atualização do número de mortos e de feridos, com a BBC, por exemplo, a citar um responsável do Ministério da Saúde do governo afegão para dizer que o número de feridos é de, pelo menos 140, e que há pelo menos 60 mortos resultantes dos dois primeiros ataques da tarde.

Leia Também: Pentágono confirma morte de "vários" militares norte-americanos em Cabul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório