Meteorologia

  • 20 OUTUBRO 2021
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Edição

Segunda explosão em Cabul. Há "várias vítimas norte-americanas e civis"

Confirmação dada pelo Pentágono, esta quinta-feira. Ainda não há mortes confirmadas, mas pelo menos uma das explosões foi de grandes dimensões.

Segunda explosão em Cabul. Há "várias vítimas norte-americanas e civis"

O Pentágono confirmou, esta quinta-feira, que há vários norte-americanos e diversos civis afegãos entre as vítimas de duas explosões fora do aeroporto de Cabul.

No Twitter, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, revelou que esta segunda explosão deu-se junto ao Baron Hotel e que fez “várias vítimas norte-americanas e civis” sem, contudo, clarificar a gravidade dos ferimentos.

Pelo menos cinco militares norte-americanos feridos

De acordo com a Sky News, pelo menos cinco militares norte-americanos ficaram feridos nos, alegados, atentados suicidas, que as autoridades norte-americanas acreditam terem sido "obra do Estado Islâmico".

Ainda não há mortes confirmadas, oficialmente, mas pelo menos uma das explosões foi de grandes dimensões, como mostram alguns vídeos partilhados nas redes sociais.

Noutros vídeos, que o Notícias ao Minuto optou por não reproduzir por serem chocantes, é possível ver vários corpos espalhados pelas ruas atingidas pelas explosões.

60 feridos e cerca de uma dezena de mortos

Vários meios de comunicação social já estão a avançar que os ataques provocaram cerca de uma dezena de mortes, além de, pelo menos, 60 feridos, tal como anunciou o Centro Cirúrgico de Cabul no Twitter.

Joe Biden já está na Sala de Crise

O ataque ocorreu em dois pontos distintos, um junto a um hotel da capital afegã e um outro junto a um dos portões do aeroporto de Cabul, onde se aglomeram milhares de afegãos, que procuram fugir do seu país antes do final da ponte aérea para a evacuação do Afeganistão.

O Presidente dos EUA, Joe Biden, já foi informado sobre a explosão e dirigiu-se para a Sala de Crise, segundo uma fonte da Casa Branca.

A primeira das explosões, junto ao portão do aeroporto, ocorreu às 18h24 locais (13h24 em Lisboa), de acordo com a agência de notícias afegã Ariana News.

Leia Também: Afeganistão: Explosão junto ao aeroporto de Cabul

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório