Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

OCI, Liga Árabe e Arábia Saudita instam Argélia e Marrocos ao diálogo

A Organização da Cooperação Islâmica (OCI), a Liga Árabe e a Arábia Saudita instaram hoje a Argélia e Marrocos ao diálogo para solucionar a crise diplomática que opõe os dois países vizinhos.

OCI, Liga Árabe e Arábia Saudita instam Argélia e Marrocos ao diálogo
Notícias ao Minuto

19:47 - 25/08/21 por Lusa

Mundo Marrocos

Após meses de tensões crescentes, a Argélia anunciou na terça-feira o corte de relações diplomáticas com Marrocos, invocando "atos hostis incessantes perpetrados por Marrocos contra a Argélia".

Com sede na cidade saudita de Jeddah, a OCI exortou os dois países ao "diálogo para resolverem as eventuais divergências", segundo um comunicado.

O secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Abul Gheit, instou Argel e Rabat "a darem provas de contenção e evitarem uma nova escalada" de conflito.

Por sua vez, comentando a degradação das relações entre os dois pesos-pesados do Magrebe, a Arábia Saudita, potência regional, adotou um tom conciliador.

"O reino (...) apela aos dois países para darem prioridade ao diálogo e à diplomacia para abrir um novo capítulo nas relações (...) a fim de garantir a segurança e a estabilidade", disse hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros saudita num breve comunicado.

As relações entre a Argélia e Marrocos são tradicionalmente difíceis, sobretudo devido à espinhosa questão do Saara Ocidental.

As tensões acentuaram-se no ano passado, quando o então Presidente norte-americano, Donald Trump, decidiu reconhecer a soberania de Rabat sobre o Saara Ocidental, em troca de uma normalização das relações de Marrocos com Israel.

Na terça-feira, o chefe da diplomacia argelina, Ramtane Lamamra, acusou Marrocos de ter "introduzido uma potência militar estrangeira na área do Magrebe".

Em Rabat, o Ministério dos Negócios Estrangeiros marroquino lamentou a decisão "completamente injustificada" da Argélia, condenando uma "lógica de escalada" e rejeitando "os pretextos falaciosos, até absurdos, que a sustentam".

Leia Também: Israel condena "acusações infundadas" de Argel sobre crise com Marrocos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório