Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Tunísia: Presidente prolonga suspensão do parlamento "até nova ordem"

O Presidente da Tunísia decidiu prolongar "até nova ordem" a suspensão do parlamento, cuja atividade está suspensa desde 25 de julho, quando Kais Said assumiu todos os poderes, anunciou hoje a presidência.

Tunísia: Presidente prolonga suspensão do parlamento "até nova ordem"
Notícias ao Minuto

06:02 - 24/08/21 por Lusa

Mundo Poder

Said "emitiu um decreto presidencial que prolonga as medidas de exceção relativas à suspensão das atividades do parlamento, bem como ao levantamento da imunidade de todos os deputados, até nova ordem", de acordo com um comunicado divulgado na página da presidência tunisina na rede social Facebook.

"O Presidente vai falar, nos próximos dias, ao povo tunisino", acrescentou a mesma nota, sem adiantar pormenores.

Em 25 de julho, Kais Said assumiu plenos poderes, demitiu o primeiro-ministro e suspendeu o parlamento por um período de 30 dias.

Esta decisão foi denunciada como um "golpe de Estado" por juristas e adversários de Said, sobretudo pelo partido de inspiração islamita Ennahdha, principal força no parlamento do país, que viveu meses de bloqueios políticos e uma progressão alarmante da epidemia da covid-19.

O Presidente tunisino ainda não nomeou um novo Governo, nem apresentou um roteiro claro sobre como pretende restaurar as instituições, exigido por vários partidos políticos e organizações da sociedade civil.

Leia Também: Covid-19: OMS pede à Tunísia para acelerar vacinação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório