Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Balões incendiários lançados de Gaza causam incêndios em Israel

Balões incendiários lançados hoje do enclave palestiniano da Faixa de Gaza provocaram incêndios no sul de Israel, disseram os bombeiros israelitas.

Balões incendiários lançados de Gaza causam incêndios em Israel
Notícias ao Minuto

16:50 - 23/08/21 por Lusa

Mundo Médio Oriente

A última vez que este tipo de balões tinha sido lançado da Faixa de Gaza e provocado incêndios, a 06 de agosto, Israel ripostou com ataques aéreos contra presumíveis posições do Hamas, o movimento islâmico que controla este território palestiniano.

"Surgiram vários incêndios na região de Eshkol, limítrofe à Faixa de Gaza", afirmam os bombeiros num comunicado, adiantando que especialistas concluíram que os fogos se devem a "balões incendiários" lançados do enclave.

Os bombeiros encontram-se naquela zona a tentar controlar os incêndios.

O Estado hebreu responsabiliza o Hamas por todas as ações ocorridas no seu território e com origem no enclave, sob bloqueio israelita há quase 15 anos e onde vivem cerca de dois milhões de pessoas.

Cerca de 40 palestinianos foram feridos no sábado, incluindo uma criança gravemente, por tiros israelitas durante confrontos na fronteira que separa Israel da Faixa de Gaza, segundo as autoridades no enclave. O exército israelita deu conta de um ferido grave nas suas fileiras.

Após os confrontos, o Estado hebreu anunciou ter realizado ataques aéreos contra "quatro locais de fabrico e armazenamento de armas da organização terrorista Hamas".

Israel e o Hamas travaram uma guerra de 11 dias em maio, a quarta desde que o movimento assumiu o poder na Faixa de Gaza em 2007.

Leia Também: Médio Oriente: Diretor da CIA visita Israel e a Cisjordânia ocupada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório