Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Haiti: Grupos armados declaram tréguas para entrada de ajuda humanitária

Os principais grupos armados do Haiti aceitaram, no domingo, fazer uma trégua para permitir a distribuição de ajuda humanitária no país e responder à situação de emergência causada pelo sismo do passado dia 14.

Haiti: Grupos armados declaram tréguas para entrada de ajuda humanitária
Notícias ao Minuto

06:08 - 23/08/21 por Lusa

Mundo Haiti

Embora as autoridades haitianas não tenham confirmado esta trégua, os líderes de dois grupos armados divulgaram um vídeo em que se congratulam por permitirem que a ajuda humanitária chegue a mais pessoas, nomeadamente levantando o controlo nos acessos aos locais afetados pelo sismo, noticia a agência espanhola Efe.

A insegurança tem sido um dos principais entraves à distribuição de apoio, bens e alimentos à população, em particular na região sudoeste do Haiti.

O terramoto que no dia 14 atingiu o Haiti provocou pelo menos 2.207 mortes, segundo os mais recentes números divulgados no domingo pelas autoridades, que indicam haver 344 desaparecidos e 12.268 feridos. A contagem anterior dava conta de 2.180 mortos.

Uma semana após a catástrofe, as operações de busca continuam nos escombros, mas a possibilidade de encontrar sobreviventes está a diminuir a cada hora.

Quase 600.000 pessoas foram diretamente afetadas pelo terramoto de 7,2 de magnitude e necessitam de ajuda humanitária urgente, de acordo com as autoridades haitianas.

Com a destruição e danos particularmente graves nas zonas rurais remotas, as autoridades haitianas estão agora a concentrar-se na entrega de ajuda humanitária por via aérea, através de um helicóptero das Nações Unidas e oito aviões fornecidos pelos militares norte-americanos.

Leia Também: Terramoto no Haiti provocou pelo menos 2.207 mortes indica novo balanço

Recomendados para si

;
Campo obrigatório