Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Passagem de Henri deixou mais de 100 mil pessoas sem eletricidade nos EUA

Mais de 100.000 habitantes da costa nordeste dos Estados Unidos da América (EUA) ficaram hoje sem eletricidade à passagem da tempestade tropical Henri, que deverá ainda ter efeito na região na segunda-feira.

Passagem de Henri deixou mais de 100 mil pessoas sem eletricidade nos EUA
Notícias ao Minuto

23:59 - 22/08/21 por Lusa

Mundo Tempestade

O corte de energia afetou sobretudo a população de Rhode Island, Connecticut e Massachuetts, à passagem do furacão Henri, que perdeu intensidade e passou a tempestade tropical.

Foram registados ventos de 120 quilómetros por hora, mas o mais recente boletim informativo do centro norte-americano de monitorização de furacões monitorizou ventos na ordem dos 65 quilómetros por hora.

De acordo com a agência Associated Press (AP), os peritos avisaram que a maior ameaça da tempestade não viria propriamente dos ventos fortes que se fazem sentir, mas sim das condições marítimas e das inundações terrestres que pode provocar devido às fortes e prolongadas chuvas.

O fenómeno meteorológico já tinha levado as autoridades a recomendar aos cidadãos que se preparem para o impacto do Henri, sobretudo em Long Island e Cabo Cod, conhecidos destinos turísticos na zona costeira.

O governador do estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo, declarou o estado de emergência e anunciou o destacamento de 500 soldados da Guarda Nacional, antecipando a chegada do Henri.

O Henri forçou ao cancelamento de um concerto em Central Park em comemoração da reabertura da cidade após um ano de pandemia de covid-19.

Em Nova Jersey, o governador Phil Murphy disse hoje que a sua maior preocupação também são as inundações, "especialmente na parte central do estado".

Desde a 'supertempestade' Sandy, em 2021, que Nova Iorque não recebe o impacto direto de um furacão, lembrou a AP, que dá conta de que muitas reparações foram feitas desde então, mas outros projetos destinados a prevenir os estragos dos furacões não foram completados.

Leia Também: Henri perde força e passa a tempestade tropical mas perigo mantém-se

Recomendados para si

;
Campo obrigatório