Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Cabul: Bebé entregue a militar foi reunido com pai e está em segurança

O exército norte-americano confirmou que o bebé foi recebido pelos fuzileiros e que foi levado para receber cuidados médicos.

Cabul: Bebé entregue a militar foi reunido com pai e está em segurança
Notícias ao Minuto

09:12 - 21/08/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Afeganistão

Uma das imagens mais devastadoras que chegaram do Afeganistão, na sexta-feira, foi a de um bebé de poucos meses de idade a ser entregue pelos pais aos soldados norte-americanos, pela parte de fora do Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul, onde milhares de afegãos desesperam por ser retirados do país.

A criança é aceite pelos soldados, como pode ver na imagens ontem publicadas, mas foi devolvida à família, de acordo com o exército norte-americano.

"O bebé que aparece no vídeo foi levado para um centro de cuidados médicos no local e visto por profissionais médicos. Posso confirmar que o bebé foi reunido com o pai e está em segurança no aeroporto", indicou o major James Stenger, porta-voz dos fuzileiros norte-americanos (Marines).

"Este é um exemplo do profissionalismo dos fuzileiros no local, a tomar decisões rápidas numa situação dinâmica para apoiar as operações de evacuação", acrescentou.

Notícias ao Minuto Aeroporto de Cabul é cenário de caos e desespero© OMAR HAIDARI/via REUTERS/  

O militar não forneceu detalhes adicionais, incluindo a confirmação do género da criança - que muitos meios afirmam ser uma menina - ou quantas crianças se encontram na mesma situação. 

Recorde-se que, após uma ofensiva relâmpago, os talibãs tomaram Cabul no domingo passado, o que assinalou o seu regresso ao poder no Afeganistão, 20 anos depois de terem sido expulsos pelas forças militares estrangeiras (EUA e NATO).

As forças internacionais estavam no país desde 2001, no âmbito da ofensiva liderada pelos Estados Unidos contra o regime extremista, que acolhia no seu território o líder da Al-Qaida, Osama bin Laden, principal responsável pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

Leia Também: Vídeo. Criança entregue a soldados dos EUA no aeroporto de Cabul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório