Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

"Tínhamos alguma razão para lá estar? Ameaça do terrorismo metastizou-se"

Joe Biden voltou a defender a decisão de retirar as tropas americanas do Afeganistão. Realçou que a credibilidade dos Estados Unidos não foi colocada em causa pelos seus aliados. Operação de retirada de pessoas é uma das "mais difíceis da história".

"Tínhamos alguma razão para lá estar? Ameaça do terrorismo metastizou-se"
Notícias ao Minuto

19:20 - 20/08/21 por Fábio Nunes

Mundo Afeganistão

Pela segunda vez no espaço de cinco dias, Joe Biden voltou a dirigir-se aos norte-americanos para falar sobre a situação no Afeganistão, nomeadamente a operação de retirada de cidadãos americanos e de outras pessoas que está a decorrer. 

Mais uma vez, o presidente dos Estados Unidos defendeu a sua decisão de antecipar a retirada das tropas de solo afegão. 

"Que interesse podemos ter em continuar no Afeganistão se a Al-Qaida já saiu de lá? Ainda tínhamos alguma razão para estar no Afeganistão?", questionou Biden.

"Fomos para o Afeganistão com o único propósito de eliminarmos a Al-Qaida do Afeganistão, assim como capturar Osama bin Laden. E fizemo-lo", disse, acrescentando que não havia uma boa altura para sair do país. 

O presidente também insistiu que não queria ver mais soldados americanos a morrerem no Afeganistão. "Se tivéssemos de ficar, alguém tem dúvidas de que teria de enviar mais tropas, que teria de enviar os vossos filhos, tal como o meu filho foi enviado para a guerra, para eventualmente morrerem? E qual era o ponto?", indagou Biden. 

O líder dos Estados Unidos argumentou ainda que a ameaça terrorista expandiu-se. 

"A ameaça do terrorismo metastizou-se", vincou o líder norte-americano.

Joe Biden declarou que a credibilidade dos Estados Unidos "não foi colocada em causa pelos nossos aliados", e insistiu mais uma vez não se previa uma conquista tão rápida do Afeganistão por parte dos talibãs. 

"O consenso era de que era altamente improvável que o governo colapsasse e o presidente saísse do país em apenas 11 dias", assinalou. 

"Uma das operações mais difíceis da história"

Sobre a operação de retirada de pessoas em curso, Biden frisou os "progressos significativos" alcançados. No entanto, avisou que esta é uma missão "perigosa" e de elevada dificuldade para as forças norte-americanas. 

"Esta é de longe uma das operações de retirada mais difíceis da história e o único país com o poder para a levar a cabo são os Estados Unidos", enfatizou o chefe de Estado. 

Joe Biden afirmou que está "focado em concluir este trabalho" e garantiu "a qualquer americano que queira vir para casa, nós vamos trazê-lo para casa". 

Posteriormente, assegurou que tem esse "mesmo compromisso" para "retirar as pessoas que nos ajudaram, membros de ONGs e membros de organizações de mulheres". 

"Quando isto tiver acabado vamos completar a nossa missão de retirada das nossas tropas", afiançou Biden. 

[Notícia atualizada às 19h48]

Leia Também: Afeganistão. Mulheres desafiam talibãs exigindo os seus direitos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório