Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Quatro combatentes do Hezbollah mortos em ataques aéreos israelitas

Pelo menos quatro combatentes do movimento xiita libanês Hezbollah morreram em ataques aéreos israelitas na Síria na noite de quinta-feira para hoje, anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Quatro combatentes do Hezbollah mortos em ataques aéreos israelitas
Notícias ao Minuto

15:09 - 20/08/21 por Lusa

Mundo Síria

Segundo esta organização não-governamental, os combatentes do movimento pró-iraniano foram mortos na região de Qara, perto da província de Homs (centro da Síria).

O OSDH, que dispõe de uma vasta rede de fontes na Síria, não foi, no entanto, capaz de determinar se se tratou de combatentes sírios ou libaneses.

Na quinta-feira à noite, a defesa antiaérea síria foi ativada contra "alvos hostis" no céu de Damasco, segundo a agência oficial síria SANA.

"Cerca das 23:03 (21:03 em Lisboa), o inimigo israelita realizou uma agressão aérea com mísseis (...), tendo como alvo algumas posições perto de Damasco e dos arredores da cidade de Homs", indicou a SANA, citando uma fonte militar.

"A nossa defesa antiaérea respondeu aos mísseis e abateu a sua maioria", adiantou a agência.

O OSDH disse que "mísseis israelitas tiveram como alvo depósitos de armas e posições militares do Hezbollah libanês na região de Qara".

'Media' libaneses deram conta na quinta-feira de dois mísseis que caíram na região de Qalamoun, zona fronteiriça ao Líbano.

Contactado pela agência France-Presse, um porta-voz do exército israelita não quis "comentar as informações de 'media' estrangeiros".

Desde o início da guerra na Síria em 2011, Israel realizou centenas de ataques em território sírio -- raramente reivindicados -, contra posições do regime de Bashar al-Assad, mas também do Hezbollah e das forças iranianas, aliados do poder sírio.

Israel afirma regularmente que não permitirá que a Síria se torne a "força avançada" da República Islâmica do Irão, país inimigo do Estado hebreu.

Desencadeada pela repressão de manifestações pró-democracia em março de 2011, a guerra na Síria foi ficando mais complexa com a multiplicação dos beligerantes e já causou perto de 500.000 mortos, segundo o OSDH.

Leia Também: Síria responde a ataques aéreos israelitas próximos de Damasco

Recomendados para si

;
Campo obrigatório