Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Israel diminui restrições à doação de sangue feita por homossexuais

O ministro da saúde de Israel considerou que a limitação era discriminatória e degradante.

Israel diminui restrições à doação de sangue feita por homossexuais
Notícias ao Minuto

10:38 - 20/08/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Israel

Israel suspendeu as restrições à doação de sangue feita por homens homossexuais. O anúncio foi feito pelo ministro da saúde israelita, na quinta-feira, considerando que a limitação era "discriminatória e degradante".

Os homens que pretendessem doar sangue no país eram questionados sobre se tinham mantido relações com parceiros do mesmo sexo nos últimos 12 meses, sendo que caso a resposta fosse afirmativa significava a sua exclusão do processo.

O questionário foi, entretanto, revisto para formular a questão de forma mais abrangente e pergunta agora, recorrendo a linguagem neutra, se o possível dador teve ou não "relações sexuais de alto risco com um novo parceiro ou parceiros" nos últimos três meses.

Nitzan Horowitz, o ministro da saúde de Israel, também abertamente homossexual, escreveu numa publicação no Facebook que o ministério “removeu as questões degradantes e irrelevantes” nos questionários para dadores de sangue e que todos seriam tratados da mesma forma, independentemente da orientação sexual.

“Não há diferença entre um sangue e outro”, disse Horowitz, acrescentando que “a discriminação contra homens gays na doação de sangue acabou". O governante referiu ainda que "a proibição era um vestígio de um estereótipo pertencente ao passado".

Os grupos israelitas de direitos LGBTQ saudaram a mudança como um passo importante para a igualdade no país. "Agora existem doses de sangue seguras para todos, sem discriminação e sem prejudicar os direitos humanos. A discriminação também causa sérios danos à saúde ”, disse Gal Wagner Kolasko, chefe das Associações Médicas LGBT de Israel. 

Até agora, os homens homossexuais só podiam doar sangue após um ano de abstinência sexual.

Leia Também: Instituto do sangue diz que reservas têm respondido às necessidades

Recomendados para si

;
Campo obrigatório