Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Teerão garante que programa nuclear é pacífico

As atividades nucleares do Irão são pacíficas e conformes aos compromissos, insistiu na noite de terça-feira para hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, após a AIEA ter detetado uma aceleração da produção de urânio enriquecido a 60%.

Teerão garante que programa nuclear é pacífico
Notícias ao Minuto

12:47 - 18/08/21 por Lusa

Mundo Irão

O diretor da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, avisou na terça-feira os Estados-membros que o Irão estava a aumentar as suas capacidades de enriquecimento de urânio nas suas instalações de Natanz (centro).

"Todos os programas nucleares e as medidas do Irão estão de acordo com o Tratado sobre a Não-Proliferação das Armas Nucleares (TNP), os compromissos do Irão e estão sob a supervisão da AIEA", declarou o porta-voz daquele ministério, Said Khatibzadeh, num comunicado.

No último relatório da AIEA, Grossi declarou que o Irão configurou um novo "modo operacional para a produção de urânio enriquecido a 60%" e passará a utilizar "duas cascatas de centrifugadoras" enquanto antes usava uma.

Teerão começou em meados de abril a enriquecer urânio a 60%, muito além do limite de 3,67% fixado pelo acordo internacional sobre o nuclear concluído em Viena em 2015 entre a República Islâmica e as grandes potências.

Este acordo permitiu o levantamento de uma parte das sanções internacionais contra o Irão em troca do seu compromisso de não tentar obter a arma nuclear.

Mas em 2018, os Estados Unidos retiraram-se do pacto e restabeleceram sanções e desde 2019 a República Islâmica tem vindo progressivamente a desrespeitar os compromissos do acordo para limitar o seu programa nuclear, argumentando que não tem de o cumprir se os restantes signatários também não o fazem.

"O Irão vai prosseguir com o seu programa nuclear pacífico de acordo com as suas necessidades, as suas decisões soberanas e as suas obrigações até à aplicação completa do acordo de Viena pelos Estados Unidos e as outras partes", adiantou Khatibzadeh.

Entre abril e junho decorreram em Viena seis rondas de negociações entre o Irão e as grandes potências para tentar salvar o acordo sobre o nuclear. As últimas discussões ocorreram a 20 de junho e não está marcada uma data para a sua continuação.

Leia Também: Irão continua a produzir urânio enriquecido, garante relatório da ONU

Recomendados para si

;
Campo obrigatório