Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Uzbequistão nega que Ashraf Ghani se tenha refugiado no seu território

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Uzbequistão negou hoje a presença do Presidente afegão deposto Ashraf Ghani no seu território, ao contrário do indicado por alguns órgãos de comunicação social.

Uzbequistão nega que Ashraf Ghani se tenha refugiado no seu território
Notícias ao Minuto

19:34 - 17/08/21 por Lusa

Mundo Afeganistão

"Segundo dados oficiais, tais informações não correspondem à verdade", vincou o Ministério usbeque em comunicado, citado pela agência local Duna.

O documento nega também a chegada ao país de outras personalidades afegãs, como o ex-vice-Presidente Abdul Rashid Dostum, que fugiu do Afeganistão depois de os talibãs terem tomado a cidade de Mazar-i-Sharif.

Ghani, que deixou o Afeganistão no domingo para destino desconhecido, não se encontra também no Tajiquistão, segundo declaração da diplomacia tajique.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros salientou que o Tajiquistão, que faz fronteira com o Afeganistão, não recebeu qualquer pedido do lado afegão a esse respeito.

Pouco depois de Ghani ter deixado o país, os talibãs tomaram Cabul sem resistência, com quase todas as províncias do país sob o seu controlo.

Depois de ter fugido secretamente do país e sem uma renúncia pública ao cargo, Ghani alegou em declaração que deixou o poder para "evitar derramamento de sangue", porque, segundo ele, os talibãs estavam dispostos a atacar Cabul para o derrubar.

Posteriormente, o político não fez mais declarações e não compareceu perante a imprensa.

Leia Também: Talibãs declaram vitória e fim da guerra no Afeganistão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório