Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Macedónia do Norte confirma ter expulsado diplomata russo

A Macedónia do Norte expulsou um diplomata russo, o segundo este ano, confirmaram hoje as autoridades, sem oferecer qualquer explicação para a decisão.

Macedónia do Norte confirma ter expulsado diplomata russo
Notícias ao Minuto

17:50 - 17/08/21 por Lusa

Mundo Macedónia do Norte

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Bujar Osmani, disse que o embaixador russo foi convocado na semana passada e informado da decisão a respeito de um dos diplomatas seniores.

Osmani não revelou o cargo nem a identidade do diplomata ou o motivo da expulsão, afirmando que "informações desta natureza são confidenciais" e acrescentou que a Macedónia do Norte toma "todas as medidas e atividades adequadas" para proteger a sua segurança e a dos aliados.

A porta-voz da embaixada russa, Ekaterina Akopjan, confirmou que um diplomata foi considerado 'persona non grata' e deixou o país há 10 dias.

Ao mesmo tempo, indicou que as autoridades russas estão a avaliar medidas recíprocas.

A Macedónia do Norte expulsou um diplomata russo em maio passado e antes, em março de 2018, fez o mesmo com outro para o que invocou razões de segurança interna e em solidariedade com o Reino Unido devido ao envenenamento do antigo espião russo Serguei Skripal naquele país.

Leia Também: Grécia, Macedónia do Norte e Turquia continuam a combater incêndios

Recomendados para si

;
Campo obrigatório