Meteorologia

  • 07 AGOSTO 2022
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Macedónia do Norte confirma ter expulsado diplomata russo

A Macedónia do Norte expulsou um diplomata russo, o segundo este ano, confirmaram hoje as autoridades, sem oferecer qualquer explicação para a decisão.

Macedónia do Norte confirma ter expulsado diplomata russo

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Bujar Osmani, disse que o embaixador russo foi convocado na semana passada e informado da decisão a respeito de um dos diplomatas seniores.

Osmani não revelou o cargo nem a identidade do diplomata ou o motivo da expulsão, afirmando que "informações desta natureza são confidenciais" e acrescentou que a Macedónia do Norte toma "todas as medidas e atividades adequadas" para proteger a sua segurança e a dos aliados.

A porta-voz da embaixada russa, Ekaterina Akopjan, confirmou que um diplomata foi considerado 'persona non grata' e deixou o país há 10 dias.

Ao mesmo tempo, indicou que as autoridades russas estão a avaliar medidas recíprocas.

A Macedónia do Norte expulsou um diplomata russo em maio passado e antes, em março de 2018, fez o mesmo com outro para o que invocou razões de segurança interna e em solidariedade com o Reino Unido devido ao envenenamento do antigo espião russo Serguei Skripal naquele país.

Leia Também: Grécia, Macedónia do Norte e Turquia continuam a combater incêndios

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório