Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Rei da Malásia reúne-se com partidos para decidir novo primeiro-ministro

O Rei da Malásia recebeu hoje os chefes dos vários partidos políticos para tentar um acordo no sentido da nomeação do novo chefe do executivo, após a demissão do primeiro-ministro na segunda-feira. 

Rei da Malásia reúne-se com partidos para decidir novo primeiro-ministro
Notícias ao Minuto

12:24 - 17/08/21 por Lusa

Mundo Malásia

O ex-primeiro-ministro Muhyiddin Yassin foi afastado após perder a maioria parlamentar agravando a crise política na Malásia que enfrenta uma nova vaga de contaminações de SARS CoV-2, que provoca a doença covid-19.

O Rei da Malásia, Abdullah Shah, descartou mais uma vez a realização de eleições antecipadas devido à situação sanitária e pretende designar um primeiro-ministro provisório que reúna apoios políticos. 

O líder da oposição, Anwar Ibrahim, e os dirigentes dos outros partidos também já foram recebidos no palácio do monarca, em Kuala Lumpur. 

Não se destacando um sucessor de Muhiddin Yassin, o país pode vir a enfrentar um novo período de instabilidade política. 

A oposição chefiada por Anwar Ibrahim tenta conseguir o poder, depois de quase duas décadas afastada do Governo, enquanto os partidos que dominavam a anterior coligação governamental tentam encontrar um novo líder.  

Já foi evocada a possibilidade de criação de um governo de unidade nacional que poderia manter-se em funções até que a situação sanitária provocada pelo novo coronavírus permitisse a realização de eleições. 

Até quarta-feira, os deputados também devem submeter ao monarca a opinião sobre o novo primeiro-ministro. 

O candidato a chefe do executivo tem de conseguir o apoio de 111 de um total de 222 deputados, na Câmara Baixa, para depois ser designado pelo Rei.

Muhiddin Yassin assumiu o cargo em março de 2020, sem ter sido eleito, dirigindo um Governo de coligação depois da queda do executivo reformista de Mahathir Mohamad.  

A legitimidade do Governo de Yassin foi sendo constantemente posta em causa devido à gestão da pandemia de covid-19, muito criticada.

Na segunda-feira, um grupo parlamentar retirou o apoio a Muhiddin Yassin provocando o afastamento do primeiro-ministro. 

Leia Também: Governo da Malásia demite-se

Recomendados para si

;
Campo obrigatório