Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

AO MINUTO: Internados descem, maior n.º de recuperados numa semana

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Internados descem, maior n.º de recuperados numa semana
Notícias ao Minuto

07:56 - 17/08/21 por Natacha Nunes Costa

Mundo Covid-19

Arranca esta terça-feira um estudo serológico para conhecer o nível de imunidade à Covid-19 nos lares de idosos, algo essencial para perceber a necessidade (ou não) do reforço da vacina contra a doença com uma terceira dose.

A primeira amostra, que abrange 5 mil pessoas, será 'tirada' da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo, em Sagres, no Algarve.

Recorde-se que, apesar da vacinação estar a correr bem, de acordo com as autoridades de saúde, Portugal é, neste momento, o quinto país da União Europeia com mais novos casos do novo coronavírus, com uma média diária de 229 por milhão de habitantes nos últimos sete dias.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h50 - Boa tarde! Chegou ao fim este registo, mas o acompanhamento será retomado através deste link. Já sabe, acompanhe as comunicações das autoridades competentes e, caso tenha sintomas, contacte:

  • SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
  • SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
  • SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

15h46 - O Japão estendeu o Estado de Emergência a Tóquio e a outras regiões e anunciou novas medidas para combater o aumento dos casos de Covid-19 que estão a pressionar o sistema de saúde.

O atual estado de exceção devia durar até dia 31 de agosto, mas agora vai durar, pelo menos, até dia 12 de setembro.

A decisão surge depois de Tóquio ter reportado hoje 4.377 novos casos de Covid-19, após um recorde de 5.773 na passada sexta-feira.

O Estado de Emergência cobrirá agora quase 60% da população do Japão, incluindo Ibaraki, Tochigi, Gunma, Shizuoka, Kyoto, Hyogo e Fukuoka. 

15h19 - Os dados de um estudo da União Europeia sobre a segurança da vacina da Pfizer mostram que, até dia 29 de julho, com mais de 330 milhões de doses administradas, foram reportados 244.807 casos de reações adversas à EudraVigilance.

Do total de casos, 4.198 terão tido, segundo o The Guardian, "um desfecho fatal". Contudo, ainda não há certezas de que isso está relacionado com a vacina. O facto de alguém ter tido um problema médico ou ter morrido após a vacinação não significa necessariamente que isso tenha sido causado pela inoculação.

15h07 - Israel registou, esta terça-feira o maior número de novos casos de Covid-19 desde janeiro. Foram 8.646 num só dia, o que obriga o país a retomar algumas das medidas já levantadas.

Do início da pandemia até agora, Israel reportou 951.226 casos da doença.

14h55 - Dois irmãos morreram no Quénia depois de serem detidos por violarem o toque de recolher, decretado no âmbito da pandemia da Covid-19. De acordo com o New York Times, a autópsia descobriu que ambos morreram devido a ferimentos na cabeça e nas costelas, depois de caírem de um veículo da polícia em movimento.

Todos s polícias envolvidos no caso foram, imediatamente, suspensos e está agora a decorrer uma investigação para apurar as razões da queda.

14h27 - O Tribunal de Proteção britânico, que analisa casos de adultos que não têm capacidade mental de tomar decisões, determinou que a mulher, de 50 anos, que ficou paralisada do pescoço para baixo e sofreu uma lesão cerebral irreversível, devido ao novo coronavírus, deve morrer, tal como defendem os profissionais de saúde que cuidam dela e ao contrário do que desejavam os filhos e a irmã.

A decisão difícil foi tomada pelo juiz depois deste ter consultado os relatórios médicos e ter sido confrontado com "evidências do que a mulher quereria", revela a Sky News.

14h15 - Ordem dos Médicos censura insultos e vandalismo a centro de vacinação. A Ordem dos Médicos (OM) condenou hoje como comportamentos "inaceitáveis e indignos" os insultos ao coordenador da task force da vacinação contra a Covid-19 em Odivelas e a vandalização do centro de vacinação da Azambuja. Afirmando o "maior repúdio" por estas situações, o bastonário da OM, Miguel Guimarães, e o coordenador do gabinete de crise da OM para a Covid-19, Filipe Froes, manifestaram também, em comunicado, "total solidariedade e agradecimento ao vice-almirante Gouveia e Melo e à 'task force' para a vacinação, bem como a todos os médicos e outros profissionais de saúde".

14h04 - Portugal regista mais 2.118 casos de Covid-19 e 11 mortes. Portugal somou, nas últimas 24 horas, mais 2.118 novos casos e 11 mortes relacionados com a Covid-19, indica o boletim epidemiológico da DGS divulgado esta terça-feira. Assim sendo, no total, o país regista 1.006.588 infetados e 17.584 óbitos.

A nível de recuperados, nas últimas 24 horas, foram reportados 3.666, o maior aumento desde 10 de agosto (3.705), totalizando 945.259.

13h33 - A DGS emitiu uma nova circular informativa sobre a realização de testes rápidos. Veja aqui o que muda

13h17 - A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) do Reino Unido autorizou, esta terça-feira, o uso da vacina contra a Covid-19 da Moderna para jovens de 12 a 17 anos.

13h00 - Um estudo hoje divulgado revela que 63% dos idosos com mais de 70 anos têm anticorpos contra o coronavírus que causa a Covid-19 seis meses após a vacinação.

12h41 - Treze países europeus, entre os quais Portugal, mobilizaram ajuda de emergência, através do mecanismo europeu de proteção civil, para apoiar a Tunísia no combate à pandemia da Covid-19, anunciou hoje a Comissão Europeia.

12h32 - Um tribunal do Reino Unido vai decidir, esta semana, se os médicos podem ou não desligar as máquinas de uma mulher, de 50 anos, que ficou paralisada do pescoço para baixo depois de contrair Covid-19. Os profissionais de saúde responsáveis pela mulher, que está internada no Hospital de Addenbrooke, em Cambridge, defendem que o suporte de vida deve terminar. Já os filhos da mulher e a irmã discordam.

O juiz responsável pela decisão já disse que é a primeira vez que um magistrado tem de decidir sobre um "caso de fim de vida como resultado do Covid-19".

12h26 - Um médico alemão está a ser julgado pelo homicídio de dois pacientes diagnosticados com Covid-19, o ano passado. De acordo com os meios locais, o profissional de saúde, que trabalhava no Hospital Universitário de Essen, terá dado injeções letais a dois homens, de 47 e 50 anos, matando-os. A Defesa garante que se tratou de um ato de caridade para evitar que tanto os doentes como as famílias sofressem mais.

12h20 - A Índia administrou mais de 8,8 milhões de doses de vacinas Covid-19 nas últimas 24 horas, revelou, esta terça-feira, o governo.

12h15 - A pandemia de Covid-19 provocou a morte de pelo menos 4.370.427 pessoas em todo o mundo desde que foram detetados os primeiros casos na China, no final de 2019, segundo o balanço de hoje da agência francesa de notícias AFP.

12h00 - O sistema hospitalar de Sydney, na Austrália, está "sob uma enorme pressão", admitiu o ministro da saúde, Brad Hazzard, esta terça-feira. Um caso positivo entre os doentes do Hospital de St George colocou 80 profissionais de saúde em isolamento. Até ao momento, quatro outros pacientes e dois funcionários da unidade de saúde testaram positivo. 

11h49 - A Rainha Isabel II vai permanecer em Balmoral, onde está a passar férias, apenar de um dos funcionários da propriedade escocesa ter testado positivo para a Covid-19.

A monarca, de 95 anos, está vacinada há mais de 14 dias com a segunda dose da vacina.

11h21 - A Comissão Europeia transferiu, esta terça-feira, para Espanha os primeiros 9 mil milhões de euros do plano de recuperação que chegam sob a forma de um adiantamento dos quase 70 mil milhões que o Governo solicitou a título de transferências não reembolsáveis.

11h03 - Timor-Leste registou hoje a morte de dois adultos, incluindo uma mulher grávida de 40 semanas, além do respetivo feto e de mais dois em diferentes fases de gestação, infetados com SARS-CoV-2, informaram as autoridades de saúde timorenses.

11h00 - Um novo estudo concluiu que as crianças mais novas, especialmente com três anos ou menos, transmitem mais facilmente o novo coronavírus à família ou pessoas com quem vivem do que adolescentes e jovens, com idades entre os 14 e os 17 anos.  Saiba mais aqui

10h53 - África registou mais 802 mortes associadas à Covid-19 e 27.705 novas infeções em 24 horas, totalizando agora 183.763 óbitos e 7.314.632 casos desde o início da pandemia, segundo os dados oficiais mais recentes sobre a região.

10h47 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) está preocupada com a disseminação do Covid-19 no Afeganistão depois que o Talibãs terem assumido o controlo do país, este fim de semana.

Além da confusão instalada, essencialmente no aeroporto de Cabul, onde milhares de pessoas se acumulam sem máscaras ou distanciamento físico, as taxas de vacinação caíram desde que os talibãs começaram a tomar conta do país.

Até ao momento, o  Afeganistão reportou 7.025 mortes relacionadas com a doença, desde o início da pandemia e cerca de 125 mil casos.

Esta segunda-feira, foram registradas 327 novas infeções e 27 mortes

10h31 - Nunca é demais recordar este conselho da DGS: 

10h22 - A taxa de vacinação contra a Covid-19 caiu para menos de metade, em Espanha, durante as férias de verão, revela hoje o El País. A diminuição em apenas cinco semanas, segundo o jornal, é de 55%.

10h18 - De acordo com as autoridades de saúde britânicas, não há evidências que a vacina contra a Covid-19 aumente o risco de aborto espontâneo nem a fertilidade.

O número de abortos espontâneos e natimortos é "baixo em relação ao número de mulheres grávidas que receberam vacinas até o momento e igual aos que aconteciam no Reino Unido antes da pandemia".

09h50 - A primeira-ministra da Nova Zelândia ordenou, esta terça-feira, que o país entre em confinamento, durante três dias, depois de ter surgido um novo caso de Covid-19, local, em Auckland, algo que não acontecia desde o dia 28 de fevereiro.

09h37 - O centro de vacinação no Queimódromo do Porto vai continuar encerrado até serem conhecidas as conclusões das autoridades sobre os problemas de refrigeração da semana passada. De acordo com o 'Público', a Task Force considera que a falha na cadeia de frio foi comunicada pela Unilabs "tardiamente à ARS do Norte e, através desta" ao grupo de trabalho. Contudo, a Unilabs garante que a falha foi "detetada na terça-feira ao início da tarde" e "reportada nessa altura" às autoridades competentes.

09h18 - Singapura prepara-se para ser o primeiro país a conviver com a Covid-19, como o mundo já faz com outras doenças, como a gripe. O país registou apenas algumas dezenas de mortes devido ao SARS-CoV-2 e tem uma das taxas de vacinação mais altas do mundo.

09h00 - Milhares de pessoas, no Reino Unido, podem ter estado em isolamento desnecessariamente devido a um erro na aplicação britânica da Covid-19. De acordo com o The Guardian, a app alertou os utilizadores para "contactos próximos" com infetados nos últimos cinco dias, em vez de dois, como as autoridades de saúde definiram.

08h43 - A pandemia da Covid-19 está a agravar os casos de ansiedade e depressão nas crianças. De acordo com a SIC Notícias, só no Centro Hospitalar Universitário do Porto, entre março e maio deste ano, os casos de urgência aumentaram 95% face ao mesmo período de 2019.

08h31 - A Argentina notificou 3.636 novos casos de SARS-CoV-2, aumentando assim o total, desde o início da pandemia, para 5.088.271. Nas últimas horas, as autoridades de saúde do país reportaram também 64 mortes relacionadas com o vírus, elevando o número de vítimas mortais para 109.105.

08h25 - O México reportou 272 novas mortes relacionadas com a Covid-19, subindo o número de vítimas mortais desde o início da pandemia para 248.652. Nas últimas horas, foram registadas 7.172 novas infeções, ou seja, o país contabiliza 3.108.438 casos do novo coronavírus.

08h09 - Os EUA querem começar a administrar doses de reforço da vacina contra a Covid-19 em todos os que tomaram a segunda dose há mais de oito meses. De acordo com o The New York Times, esta nova fase da campanha de vacinação começa a meados de setembro e será anunciada ainda esta semana.

08h00 - A GNR alertou, esta terça-feira, nas redes sociais, para algumas burlas relacionadas com a Covid-19. Se alguém bater à sua porta para descontaminar a sua casa, para vender a vacina contra a Covid-19 ou para o aliciar sobre um suposto reembolso monetário, não acredite. É fraude. "Mantenha-se atento" e contacte as autoridades sempre que necessitar.

07h51 - Mais de um milhão de pessoas já receberam a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em Israel. O país segue assim em passos largos com a sua campanha de vacinação para administrar o reforço em todos os maiores de 50 anos e profissionais de saúde.

07h45 - A Alemanha reportou, esta terça-feira, mais 3.912 novos casos de Covid-19 e 28 mortes relacionadas com a doença, uma subida bastante acentuada em relação ao dia de ontem em que apenas se registaram quatro óbitos no país.

07h40 - O estudo serológico para conhecer o nível de imunidade à Covid-19 nos lares de idosos arranca hoje, na Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo, Sagres, a primeira instituição de uma amostra que abrange cinco mil pessoas.

07h37 - A Nova Zelândia, um dos países com mais sucesso no combate à pandemia de Covid-19, diagnosticou hoje o primeiro caso local em vários meses, o que poderá levar a novas medidas para travar a transmissão.

As autoridades de saúde informaram que o doente infetado foi detetado em Auckland, a cidade mais populosa do país, com 1,7 milhões de habitantes, não tendo ligação conhecida ao exterior.

07h31 - A China identificou 42 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, seis dos quais por contágio local, diagnosticados nas províncias de Jiangsu e Hubei, anunciaram hoje as autoridades.

07h30 -  Bom dia, começa aqui um novo registo de atualização de informação sobre a pandemia da Covid-19. Para consultar o que de mais importante aconteceu ontem clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: "Delta é um upgrade da pandemia"; 5 mortes em Proença-a-Nova

Recomendados para si

;
Campo obrigatório