Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

″Violento terremoto″ no Haiti fez pelo menos 29 mortos

O sismo de magnitude 7.2 foi sentido nas restantes ilhas das Caraíbas e fez com que as autoridades emitissem um alerta de tsunami.

″Violento terremoto″ no Haiti fez pelo menos 29 mortos
Notícias ao Minuto

15:08 - 14/08/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Sismo

Um forte sismo de magnitude 7.2 na escala de Richter foi registado, este sábado, no Haiti e, segundo a imprensa internacional, o abalo foi sentido nas restantes ilhas das Caraíbas. 

O terramoto, de acordo com a informação disponibilizada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), ocorreu às 08h29 locais (13h29 em Lisboa), na cidade de Petit Trou de Nippes, a 150 quilómetros da capital Port-au-Prince, a uma profundidade de 10 quilómetros. 

A agência Reuters revela que o Sistema de Alerta de Tsunami dos EUA emitiu um alerta de tsunami.

Segundo a agência AFP, um balanço inicial feito pelas autoridades indica que há a registar pelo menos 29 mortos.

Imagens partilhadas nas redes sociais mostram que o abalo provocou o colapso de habitações. 

O novo primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, revelou no Twitter que o ″violento terremoto″ causou perdas de vidas e danos em várias zonas do país. O governante assegurou ainda que mobilizaria todos os recursos governamentais disponíveis para ajudar as vítimas e apelou aos haitianos para que se unam enquanto ″enfrentam esta situação dramática". 

Em janeiro de 2010, o Haiti registou um terramoto de 7 graus na escala de Richter que causou 300.000 mortos, outros milhares de feridos e afetou 1,5 milhões de pessoas.

[Notícia atualizada às 19h19]

Leia Também: Forte sismo de magnitude 7.5 abala Ilhas Sandwich do Sul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório