Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Argentina. 20 anos de prisão para militares por crimes durante ditadura

Um tribunal argentino condenou na sexta-feira dois antigos oficiais militares a mais de 20 anos de prisão por "violação agravada" de três prisioneiras políticas num centro de tortura de Buenos Aires durante a ditadura (1976-83).

Argentina. 20 anos de prisão para militares por crimes durante ditadura
Notícias ao Minuto

06:46 - 14/08/21 por Lusa

Mundo Argentina

O antigo capitão de fragata Jorge "Tigre" Acosta, responsável pelo centro de detenção clandestino, foi condenado a 24 anos de prisão e o antigo agente dos serviços secretos Alberto "Gato" González a 20 anos, no final de um julgamento realizado à porta fechada, a pedido das vítimas.

Estas sentenças somam-se às de prisão perpétua às quais ambos foram condenados por outras violações dos direitos humanos.

Os dois foram considerados culpados de "violação agravada" cometida num grupo e repetida pelo menos em dez ocasiões, de factos considerados crimes contra a humanidade e, portanto, não sujeitos a qualquer estatuto de limitações, julgados separadamente dos outros crimes de tortura e rapto.

O caso diz respeito a crimes cometidos contra três mulheres entre 1977 e 1978 na Escola Mecânica da Marinha, que também albergava uma maternidade clandestina onde eram organizados raptos de recém-nascidos.

"Há muitas camaradas que, ainda hoje, não podem falar sobre o que lhes foi feito, o que lhes aconteceu. Porque não compreendem que se não fossem submissas teriam acabado como passageiras num 'voo da morte'", disse Miriam Lewin, uma das vítimas.

Na Argentina, o Gabinete do Procurador para Crimes contra a Humanidade tem vindo a perseguir desde 2012 estes crimes sexuais cometidos durante a ditadura.

Segundo as organizações de direitos humanos, cerca de 30.000 pessoas foram vítimas de desaparecimentos forçados durante a ditadura argentina.

Leia Também: Presidente da Argentina lamenta festa da mulher durante pandemia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório