Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Chefe da polícia em cidade da China atingido por campanha anticorrupção

O chefe da polícia da cidade de Shenyang, nordeste da China, foi colocado sob investigação, anunciou hoje o Partido Comunista Chinês, referindo-se a mais um alto quadro a ser atingido pela campanha anticorrupção do Presidente Xi Jinping.

Chefe da polícia em cidade da China atingido por campanha anticorrupção
Notícias ao Minuto

09:59 - 13/08/21 por Lusa

Mundo Investigação

A Comissão Central de Inspeção e Disciplina, órgão anticorrupção do Partido, disse, em comunicado, que Yang Jianjun, que é também vice-presidente da câmara da cidade, é suspeito de cometer "graves violações da disciplina e da lei", os termos oficiais usados em casos de corrupção na China.

A mesma nota disse que Yang está a cooperar com os investigadores, mas não deu detalhes.

Com cerca de 9 milhões de habitantes, Shenyang é um importante centro da indústria pesada chinesa, mas, como grande parte do nordeste da China, entrou em declínio à medida que cidades costeiras, como Xangai e Shenzhen, se transformaram em centros de finanças e alta tecnologia.

A cidade já foi conhecida pelo crime organizado, inclusive durante os anos em que Yang ocupou vários cargos de segurança pública na província de Liaoning, da qual Shenyang é capital.

A província também foi anteriormente uma base de poder para Bo Xilai, um antigo rival de Xi Jinping, e que foi condenado à prisão perpétua por acusações de corrupção, em 2013, no maior escândalo político da China em décadas.

O incidente de Bo incluiu a condenação da sua mulher e de um ex-alto cargo da polícia de Liaoning, alertando os dirigentes do partido para não desafiarem a autoridade de Xi.

Desde que assumiu a chefia do Partido Comunista, em 2012, Xi consolidou o poder por meio de uma estratégia dupla de eliminar a dissidência e impor disciplina através da mais ampla e abrangente campanha anticorrupção na história da República Popular da China.

Altos quadros das Forças Armadas ou do Partido Comunista e até funcionários aposentados receberam duras sentenças, incluindo a pena de morte.

Xi voltou-se recentemente também para o setor privado, cuja influência sobre a economia do país é considerada excessiva, embora o setor estatal ainda desempenhe um importante papel.

Leia Também: Cheias na China 'pintam' rio Han de dois tons

Recomendados para si

;
Campo obrigatório