Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Afeganistão. EUA reenviam militares para retirar cidadãos de embaixada

Os Estados Unidos vão reenviar tropas para o Afeganistão para garantir a retirada de parte do pessoal da embaixada em Cabul, que será reduzida face ao avanço dos talibãs, anunciou hoje o Departamento de Estado norte-americano.

Afeganistão. EUA reenviam militares para retirar cidadãos de embaixada
Notícias ao Minuto

19:49 - 12/08/21 por Lusa

Mundo Afeganistão

Segundo o porta-voz da diplomacia norte-americana, Ned Price, ao mesmo tempo, Washington vai acelerar, com voos diários, a evacuação de intérpretes e outros contratados que apoiaram o exército dos Estados Unidos, que podem ser ameaçados de represálias se os talibãs tomarem o poder.

Segundo Ned Price, serão enviados para o Afeganistão cerca de 3.000 soldados, que se juntarão aos 650 que ainda lá se encontram.

Os Estados Unidos vão também enviar mais 3.500 soldados para o Qatar, para garantir que, caso a situação se deteriore em Cabul, possam ser deslocados rapidamente para o terreno.

As tropas norte-americanas vão garantir apoio terrestre e aéreo na segurança das operações, nomeadamente dos norte-americanos enviados ao aeroporto de Cabul, disse o oficial, que pediu anonimato ao abordar um plano ainda não divulgado. 

A medida, refere a agência Associated Press (AP), sugere uma falta de confiança do Presidente norte-americano, Joe Biden, na capacidade de o governo afegão garantir segurança diplomática suficiente na capital, enquanto os talibãs continuam com uma vasta ofensiva, tendo já conquistado o controlo de 11 capitais provinciais afegãs.

O Pentágono manteve cerca de 650 soldados no Afeganistão para apoiar a segurança diplomática dos Estados Unidos, incluindo no aeroporto. 

Os talibãs lançaram uma vasta ofensiva contra as forças do Governo de Cabul no início de maio, após o anúncio da retirada final das forças internacionais do Afeganistão, que deve estar concluída no final deste mês.

Localizado na Ásia, o Afeganistão faz fronteira com seis países (Paquistão, Tajiquistão, Irão, Turquemenistão, Uzbequistão e China), sendo a paquistanesa a mais extensa, com 2.670 quilómetros.

[Notícia atualizada às 20h20]

Leia Também: Negociadores afegãos pedem reunião urgente do Conselho de Segurança

Recomendados para si

;
Campo obrigatório