Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Suécia quer prolongar até janeiro lei para combater a pandemia

O governo da Suécia anunciou hoje a sua intenção de prolongar até 31 de janeiro a lei temporária aprovada no início do ano para combater a pandemia da covid-19, permitindo o estabelecimento de restrições.

Suécia quer prolongar até janeiro lei para combater a pandemia
Notícias ao Minuto

17:15 - 12/08/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"Não significa que as restrições serão prolongadas, mas que teremos a possibilidade de as estabelecer se for necessário", disse o primeiro-ministro, o social-democrata Stefan Lofven, numa conferência de imprensa, citado pela agência noticiosa espanhola EFE.

Lofven assinalou que a pandemia continua e que, embora a vacinação avance a bom ritmo, as infeções voltaram a aumentar.

A incidência de novos casos nos últimos 14 dias situa-se atualmente nos 78 por 100.000 habitantes, depois dos contágios terem aumentado 33% a semana passada em relação à anterior.

O agravamento da situação epidémica não significa que a diminuição das restrições iniciada em junho ficará suspensa, embora as autoridades suecas não garantam que a quarta fase do plano será aplicada em setembro, como planeado.

"Neste momento temos um número de mortes baixo, mas também vemos que o contágio aumenta. Acompanharemos a evolução atentamente e avisaremos com tempo. Com a situação atual não se pode dizer se isso será possível", disse a ministra dos Assuntos Sociais, Lena Hallengren, referindo-se à próxima fase.

A Suécia eliminou em meados de julho as restrições nos transportes coletivos e aliviou as limitações ao número de pessoas permitidas em reuniões públicas.

O país nórdico mais afetado pelo novo coronavírus optou durante a primeira vaga por uma linha de combate mais flexível, com muitas recomendações e algumas restrições.

A partir do outono passado, que coincidiu com a segunda vaga da pandemia, no entanto, as autoridades suecas estabeleceram mais restrições, embora menos rigorosas que as da maioria dos países europeus.

A taxa de mortalidade sueca ligada à covid-19 é de 142,51 por 100.000 habitantes, três vezes mais que na Dinamarca e oito que na Finlândia e Noruega. Fica ainda assim abaixo da taxa de países como Itália, Reino Unido, Espanha, Portugal e França.

De acordo com os dados divulgados hoje pela Agência de Saúde Pública, 80,7% da população alvo já recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19 e 57,6% completou a vacinação.

A covid-19 provocou pelo menos 4.323.957 mortes em todo o mundo, entre mais de 204,7 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 na China e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

Leia Também: AO MINUTO: Quando aliviar, vacinação passará para os centros de saúde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório