Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Governo suíço opõe-se ao abandono dos combustíveis fósseis até 2050

O Conselho Federal da Suíça anunciou a sua oposição a que o país abandone os combustíveis fósseis até 2050, como pretende um grupo de cidadãos que conseguiu levar a questão a referendo.

Governo suíço opõe-se ao abandono dos combustíveis fósseis até 2050
Notícias ao Minuto

06:25 - 12/08/21 por Lusa

Mundo Clima

A designada "Iniciativa pelos Glaciares", que em 2019 recolheu as assinaturas necessárias para ser submetida a referendo, que não deverá realizar-se antes de 2024, não vai ter o apoio do governo, que apresentou uma contraproposta.

Em comunicado, o Executivo helvético disse na quarta-feira que partilha a preocupação nacional com os efeitos das alterações climáticas no país, entre os quais o desaparecimento de muitos dos glaciares alpinos, mas entende que a iniciativa "vai longe demais".

A recusa de Berna ao projeto foi recebida com deceção por organizações de defesa do ambiente, como a Greenpeace, que considerou a decisão "uma ocasião perdida", depois de em junho os suíços terem votado 'não' a uma iniciativa similar, que contemplava um aumento de impostos para conseguir reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.

"As catastróficas consequências da crise climática à escala mundial e o último relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC, na sigla em Inglês) mostram claramente que devemos dar a maior prioridade possível à luta contra o aquecimento global", acentuou a organização ecologista.

Leia Também: Ministro do Ambiente diz que "é tempo" de parar com combustíveis fósseis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório